A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo (2ª Parte, Seção 2, Tópico 7)
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Nelson
- publicado:
8/22/2012
“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
SEGUNDA PARTE: O HOMEM PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE VOLTAR
SEGUNDA SEÇÃO: ESTUDO CONCRETO DOS MEIOS QUE O HOMEM DEVE EMPREGAR PARA VOLTAR PARA DEUS
VII. DOS PRECEITOS RELATIVOS À ESPERANÇA
Existe algum preceito na lei divina relativo à virtude da Esperança ou ao dom do temor?
Sim, ainda que, como os relativos à fé, têm em seus princípios um caráter especial que os distingue dos propriamente chamados mandamentos da lei de Deus (XXII, 1, 2).
Que caráter ou forma têm os preceitos da Fé e Esperança considerados como preâmbulo da lei?
Que não se deram com caráter de preceitos; os da fé deram-se em forma de enunciados, e os de esperança e temor em forma de promessas e ameaças (ibid.).
Por que se deram deste modo?
Porque eram destinados a preparar convenientemente os homens para receber com fruto os mandamentos (ibid.).
Por que razão?
Porque, antes de promulgar a lei, era necessário, primeiramente, que o homem reconhecesse e acatasse o seu Autor, e que, depois, se lhe propusesse o quadro de recompensas e castigos como incentivo para observá-la; o primeiro se conseguiu mediante os preceitos relativos à fé, o segundo mediante os relativos à esperança e temor. (ibid.).
Quais são os que propriamente constituem a substância da lei?
Suposta a preparação de que falamos, os que dão regras para ordenar e governar a vida, especialmente no que diz respeito à virtude da Justiça.
Então, são os mesmos que formam o Decálogo?
Sim.
Os preceitos relativos à fé e à esperança fazem parte do Decálogo?
Propriamente, não, pois o seu objeto primeiro foi o de preparar os homens para o advento e promulgação do Decálogo, se bem que, mais tarde, quando Jesus e os Apóstolos explicaram e ampliaram a lei, tomaram, às vezes, a forma de conselhos e, não raro, de preceitos formais complementares (XXII, 1, ad 2).
Existe, portanto, coisa mais necessária, ou rigorosamente preceituada do que a submissão absoluta do espírito a Deus por meio da fé, e o ato de esperança, baseado nos auxílios divinos?
Não.
Existe alguma virtude especial, cuja missão seja converter a vida da alma em vida sobrenatural,e merecedora do próprio Deus, como um prêmio?
Sim, a virtude da Caridade.