“A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
PRIMEIRA PARTE: DE DEUS, SER SOBERANO E SENHOR DE TODAS AS COISAS
XVI. DAS FACULDADES AFETIVAS: O LIVRE ARBÍTRIO
Sim, as afetivas.
O que entendeis por faculdades afetivas?
É o poder que o homem tem de propender para aquilo que as faculdades cognoscitivas lhe apresentam como bom, e de fugir do que como mau lhe põem diante dos olhos.
Quantas classes de faculdades afetivas há no homem?
Duas, correspondentes às duas espécies de conhecimento que estudamos.
Que nome recebe a primeira?
Apetite sensitivo (LXXXI).
E a segunda?
Chama-se “vontade” (LXXXII).
A vontade recebe também o nome de apetite?
Sim, porém em sentido mais nobre e espiritual.
Qual das duas faculdades é mais perfeita?
A vontade.
Se o homem possui livre arbítrio é devido à vontade?
Sim, porque sendo o bem em geral (bonum commune) o único que a vontade ama necessariamente, solicitada por bens particulares permanece senhora de seus atos, podendo por consequência, inclinar-se a querer ou a não querer (LXXXVIII).
A liberdade humana reside exclusivamente na vontade?
Não; na vontade unida à inteligência.
O homem dotado de livre arbítrio, em virtude da inteligência e da vontade, é rei da criação neste mundo corpóreo?
Sim, porque os outros seres materiais são inferiores a ele, por natureza, e todos foram criados para que o servissem na peregrinação que há de empreender, até que volte ao seio de Deus, de cujas mãos saiu.