Arte Sacra brasileira DE VERDADE!



Não, não é sonho! Existem artistas modernos que verdadeiramente amam Nosso Senhor e utilizam de seus dons para glorificá-lO. Dentre os quase 800 leitores que viram o artigo ( e olhe que foi postado ontem ) sobre nossa crítica aos garranchos de Pastro um deles foi Danilo Pagotto que se apresentou no comentário e por um gesto de graditão dedicamos essa postagem ao seu magnífico trabalho.

Assim nosso irmão em Cristo se apresenta:
Artista Sacro, faço tudo para a ornamentação sacra de Igrejas e Capelas, amo a arte. Aprendi a arte do vitral, trabalho com mármore e entalhe, com madeira, pintura, música, aprendi a modelagem e fundição em bronze, canto e toco violão, amo o Canto Gregoriano.

É preciso dizer mais alguma coisa? Faço aqui meu apelo aos padres e bispos que acompanham essa página e não são poucos para contemplar um pouco do trabalho do Danilo e assim possam entrar em contato para restaurar, contruir, ornamentar o solo sagrado onde o Altíssimo faz sua morada. Os rabiscos do outro são antropocêntricos, as obras do Danilo são cristocênticas. Veja a foto do lado, metade foi inspirada pelo "Espírito do Concílio", nojeta, horrorosa; e compare com a do lado direito, belíssima, amável, refrigério para a alma, rosas da Hermenêutica da Continuidade.

Arte religiosa e arte sacra

Deve-se distinguir entre arte religiosa e arte sacra. A diferença está fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto, e portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo "arte sacra".

Em geral, pode-se dizer que é arte religiosa aquela que reflete a vida religiosa do artista. A virtude da religião tende a produzir no homem uma atitude substancialmente interna, de submissão, adoração, de fé e esperança e, sobretudo, de amor a Deus. A arte religiosa deve ter esta mesma finalidade e para que isso ocorra é necessário que a arte - conservando o característica intrínseca - se subordine ao fim da religião.

A "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, quer dizer para o culto divino.
Condições da arte sacra

A arte sacra leva consigo uma série de características que é necessario reconhecer e compreender profundamente. Por exemplo, um quadro pode provocar um sentimento religioso, mas pode não ser adequado que se celebre a Santa Missa perante ele. Se os elementos que compõem a obra artística, ainda que dominados por um sentimento religioso, não estão espiritualizados em grau suficiente, se centram a atenção em demasia em um elemento sensível, puramente estético, sem elevar-se a um plano espiritual, que ajude a alguém a colocar-se diante de Deus, não deve ser tratado como arte sacra, mas sim no âmbito mais geral da arte religiosa.

Não é suficiente que a subordinação seja somente ante o tema, porque, por exemplo, o Nascimento do Senhor pode ser considerado atraente em parte sob o seu aspecto de simplicidade, ternura, etc., mas sua representação não será arte religiosa e muito menos arte sacra se não tem por intenção refletir o mistério divino que ali se manifesta, e se não eleva o espírito daqueles que o comtemplam.

A arte sacra, em suma, não só deve servir à Liturgia e respeitar os fins especificamente litúrgicos - ainda que mantendo-se fiel às suas exigências naturais como arte -, mas ademais deve expressar e favorecer à sua maneira esses fins, dirigindo a essa finalidade o prazer estético que, por sua natureza, à mesma arte lhe cabe produzir. Por isto, se o artista, além de o ser autenticamente, não está vitalmente penetrado da religiosidade geral e ao mesmo tempo da religiosidade litúrgica, não poderá produzir um obra autêntica de arte sacra.

Disto se pode deduzir uma série de conseqüências. A arte sacra é necessário que seja compreensível, quer dizer, que sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos.
Normas eclesiásticas

A atividade artística é conatural ao homem e a Igreja desde os seus começos acolheu no seu seio as manifestações artísticas. De sua vez, ao ser destinadas ao culto litúrgico, intervem a Igreja para dignificá-las e evitar abusos e elementos profanos que não se adequam ao fim da arte sacra. "A Igreja se considerou sempre, com razão, como árbitro das mesmas, discernindo, entre as obras dos artistas aquelas que estavam de acordo com a fé, a piedade e as leis religiosas tradicionais e que eram consideradas aptas para o uso sagrado" (Concílio Vaticano II, Const.. Sacrosanctum Concilium, 122). Assim, toma posições tanto a respeito da música (v. Canto Gregoriano), como das artes figurativas (v. Iconoclastas).






Jesus Misericordioso - Complexo da Maré - RJ Igreja Jesus de Nazaré

Jesus Misericordioso - Complexo da Maré - RJ Igreja Jesus de Nazaré


Capela Nossa Senhora Aparecida - Caju - RJ

Capela Nossa Senhora Aparecida - Caju - RJ




Espaço dedicado à Estola do Beato João Paulo II

Espaço dedicado à Estola do Beato João Paulo II








Base e Pintura - Igreja Nossa Senhora de Fátima - RJ

Base e Pintura - Igreja Nossa Senhora de Fátima - RJ

Anjo de Portugal - Encáustica fria - Jandira - Igreja Nossa Senhora de Fátima

Anjo de Portugal - Encáustica fria - Jandira - Igreja Nossa Senhora de Fátima

Via Sacra Azulejo pintado

Via Sacra Azulejo pintado

Anjos para a moldura da Via Sacra

Anjos para a moldura da Via Sacra

Via Sacra Azulejo pintado - Igreja São José - Piracicaba

Via Sacra Azulejo pintado - Igreja São José - Piracicaba

Igreja Jesus de Nazaré - Complexo da Maré - RJ

Igreja Jesus de Nazaré - Complexo da Maré - RJ

Pintura Encáustica Fria

Pintura Encáustica Fria

antes da reforma Jandira - SP

antes da reforma Jandira - SP

Igreja Nossa Senhora de Fátima - Jandira - SP

Igreja Nossa Senhora de Fátima - Jandira - SP

5,60 mts altar mor de marmore e pintura encaustica frio Trompe-l'oeil

5,60 mts altar mor de marmore e pintura encaustica frio Trompe-l'oeil

Mármore talhado e desenhado, capitéis e porta do sacrario de bronze

marmore talhado e desenhado, capitéis e porta do sacrario de bronze

Ambão

Ambão

Antes da obra - Santuário Santa Edwiges - RJ

antes da obra - Santuário Santa Edwiges - RJ

Depois da obra - Santuário Santa Edwiges - RJ

depois da obra - Santuário Santa Edwiges - RJ


Azulejo Pintado a mão

Azulejo Pintado a mão


Via sacra 1,80 x 1 mt cada estaçao

via sacra 1,80 x 1 mt cada estaçao

Ressurreição

ressurreição

Antes das pinturas - Acari - RJ

antes das pinturas - Acari - RJ

Depois da reforma - Acari - RJ

depois da reforma - Acari - RJ


Sacrário antes

sacrario antes

Sacrário depois

sacrario depois

Antes da reforma - Sao Cristóvão - RJ

antes da reforma - Sao Cristóvão - RJ

Matriz Santo André - São Cristóvão - RJ

Matriz Santo André - São Cristóvão - RJ

Sacrário antes

sacrario antes


Pe. Julius

Pe. Julius

Sacrário - São Cristóvão - RJ

Sacrário - São Cristóvão - RJ

Espaço do coro antes

espaço do coro antes

Coro - depois

coro - depois

Pintura encaustica fria

pintura encaustica fria

Altar

altar



símbolos de Jesus com brasão do Papa Bento XVI

Presbitério

Presbitério

Vitrais com arranjo de flores, minha inspiração dedicada as três rosas dedicada a Nossa Senhora Rosa Mística

Vitral da Porta

Vitral da Porta

Sacerdote elevando o Preciosíssimo Sangue com o anjo sacerdotal

Templo Votivo de Teresina

Templo Votivo de Teresina

Danilo fez o projeto e executou, mármores - travertino de base, green peace, gran delicatus, crema valência, iron red

Teresina

Teresina

Altar Paulo VI

Capela de Balazar -Beata Alexandrina - Portugal

Capela de Balazar -Beata Alexandrina - Portugal


Danilo fez o projeto e executou - esta madeira é Tola da Costa do Marfim - África

Altar de madeira Tola da Costa do Marfim com Brasão do Vaticano

altar de madeira Tola da Costa do Marfim com Brasão do Vaticano

Mais detalhes

mais detalhes

Santo Anjo da Guarda dos nossos sacrários talhado e o símbolo do Instituto Toca de Assis

Capela Santa Bárbara d´Oeste

Capela Santa Bárbara d´Oeste

Altar travertino com Pelicano e capitéis de bronze

Detalhes da cortina e teto

Detalhes da cortina e teto

Porta do Santo Sepulcro

Porta do Santo Sepulcro

Criei este ambiente para meditação do Santo Sudário - réplica

Aerografia - Pe Pio

Aerografia - Pe Pio

1, 50 m

Aí está a aplicação do Pelicano

ai está a aplicação do Pelicano

Credência

Credência

Os 4 evangelistas - travertino

Casa de Retiro Quaresmal 2008 Pe Roberto

Casa de Retiro Quaresmal 2008 Pe Roberto

Danilo pintou a parede dando forma de cortina

Óleo sobre tela - São Francisco de Assis

Óleo sobre tela - São Francisco de Assis

1,50

Pintura óleo sobre tela

pintura óleo sobre tela

10 anos atrás como artista plástico

Last supper

last supper


Judas - rosto da traição

Judas - rosto da traição

Pois é caro leitores, não acabou não. Tem muito mais aqui e aqui.

Quer entrar em contato com o Danilo? Além do face mostrado nas linkagens há o seu telefone 011 - 7187 8811.

Danilo é ratzingeriano e da geração de Bento XVI.

Nada nos deterá.

Modernistas, o cerco tá se fechando, aproveitem ainda o quanto puderem. A cova do modernismo já foi aberta.