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O trabalho de João Paulo ll para guardar o depósito da fé e a disciplina na Igreja.

O lado "negro" do Papa João Paulo II que a mídia silenciou

Durante o pontificado de João Paulo II, a mídia fez uma grande propagação de suas viagens apostólicas e os diplomatas e suas belas fotos com crianças, idosos, doentes, governantes e pessoas com trajes típicos.
Mas havia uma parte muito importante do Papa João Paulo II que a mídia deixou na escuridão completa. Não fez a menor da promoção, eu não sei se por ignorância ou omissão dolosa. É o "lado negro" do Papa João Paulo II, não porque é negro, mas porque foi no escuro dos arquivos do Vaticano.
Por esta razão que alguns acharam que João Paulo II foi dedicado às viagens e negligenciado o interior da Igreja, eu quis fazer uma lista (de nenhuma maneira exaustiva) de algumas coisas que, ano após ano, foram feitas durante o Papa João Paulo II para defender a fé e a disciplina dentro da Igreja. Beatus Ioannes Paullus II, ora pro nobis!
Começando pelo primeiro ano de seu pontificado:

1979

Janeiro. Puebla. João Paulo II condenou a Teologia da Libertação "heresia" que confunde a libertação política marxista, econômica e social, com a salvação em Jesus Cristo.
Fevereiro. A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) adverte Pe. Bernard Haring, um padre redentorista, por sua franca oposição aos ensinamentos da Humanae Vitae.
• O CDF adverte o dominicano francês Jacques Pohier e proíbe a condução e ensino em público das celebrações litúrgicas para a seu ambíguo e enganoso conceito à respeito de Deus e da Eucaristia.
• Nos EUA, o núncio reiterou o ensinamento da Igreja sobre a ordenação de mulheres.
Outubro. Lembrou as freiras, a importância do uso externo do hábito e também mostrar sua dedicação por meio do uso de um hábito simples e religioso adequado.
Dezembro. O CDF adverte o teólogo holandês Edward Schillebeekx por suas declarações ambíguas sobre cristologia que ele se recusava a retificar.
• A 15 de dezembro, o CDF afirma que "o professor Hans Küng [suíço-alemão] foi ferido em seus escritos, a integridade da verdade da fé católica e, portanto, não pode mais ser considerado um teólogo católico e não poderia, por si só, levar a cabo a tarefa de ensinar. "

1980

Janeiro. Papa na Holanda, resolve definitivamente algumas ambiguidades e exageros do "conselho pastoral dos Países Baixos" sobre a confissão, Eucaristia, os sacerdotes, catequese e ecumenismo.

14 de outubro. O CDF re-estabelece em uma carta circular, as regras para a dispensa do celibato sacerdotal e laicização de padres ao deixar o ministério.

Novembro de 20. Os retornos CDF para avisar o P. Edward Schillebeekx, apontando que não tinha retificado sua ambigüidade cristológica.

1981

17 de fevereiro. O CDF age para corrigir os erros generalizados na "Declaração da Conferência dos Bispos da Alemanha" no que diz respeito à adesão de maçons e católicos das organizações de defesa da pena de excomunhão para eles.

• 06 de outubro. O Cardeal Casaroli (Secretário de Estado) entregou uma carta do Papa ao Pe. Pedro Arrupe, o general jesuíta, informando-lhe que não se aceita a nomeação do P.O'Keefe e em vez disso, nomeia um delegado de sua confiança, P. Paolo Dezza sj para governar a Companhia de Jesus e ajudá-la a discernir sobre os desvios para acompanhar o retorno do seu encanto original. Os jesuítas da França concordaram em qualquer intervenção do Papa, mas ao resto do mundo muitos jesuítas se rebelaram, causando uma perda de mais de 25% dos membros da ordem.

Novembro. Na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, confirma os ensinamentos da Humanae Vitae sobre a imoralidade da contracepção, e confirma que os divorciados e recasados ​​não podem ter acesso à Eucaristia, a menos que eles escolhem para viver como irmãos.

1982

Março 27. O CDF atua para corrigir equívocos e lacunas no ecumenismo, que tinha sido incorporada no Relatório Final da Anglicano-Católica Romana Internacional.

Junho de 29. O Papa escreveu aos bispos da Nicarágua, para condenar a chamada "igreja popular", ligada à base e fortemente influenciado pela teologia da libertação.

Agosto de 23. Estandes da Prelazia pessoal da Santa Cruz e Opus Dei.

1983

Janeiro 25. Promulgado o novo Código de Direito Canônico, imbuídos de uma misericórdia renovada disciplinar.

Março. Manágua. Papa censura publicamente Ernesto Cardenal, que se juntou o governo sandinista (regime socialista feroz). Resiste destemido gritos de "mães da revolução" durante a Missa e, bravamente, reitera a sua firme condenação da igreja popular e o falso ecumenismo dos cristãos que se envolvem no processo revolucionário.

• O CDF expulsa a irmã Agnes Maria Mansour da Congregação das Irmãs da Misericórdia, devido à sua militância a favor do aborto. Foi o primeiro de uma longa série de abandonos religiosos presos pelo espírito modernista.

Envia a Arz. Washington, em seu nome, para fazer uma visita apostólica ao arcebispo Raymond Hunthausen, Arcebispo de Seattle, a fim de verificar a sua posição errada sobre o desarmamento e a evasão fiscal.

Novembro de 26. A CDF, devido a algumas más interpretações do novo Código de Direito Canônico, que já não contém a palavra "Maçonaria", responde, confirmando que a fé católica e a Maçonaria são incompatíveis e que os cristãos que pertencem a lojas maçônicas estão em pecado grave e excomungados.

1984

• O CDF analisa o trabalho do teólogo peruano Gustavo Gutiérrez e difine que o mesmo é fortemente influenciada pelo marxismo.

Junho de 13. O CDF solicita, mais uma vez a Edward Schillebeeckx sua adesão à doutrina católica do sacerdócio.

Agosto 6. Com a Instrução Pastoral Libertatis Nuntius a CDF condena mais uma vez, a Teologia da Libertação marxista.

Setembro 7. A CDF chama o teólogo da libertação brasileiro Leonardo Boff, para chamar a atenção para a sua adesão à ideologia marxista.

Os bispos peruanos estão convocados a Roma para discutir os danos à Teologia da Libertação.

Dezembro. O Geral dos Jesuítas, Pe. Peter Hans Kolvenbach foi expulso da ordem junto com o Pe Fernando Cardenal (irmão de Ernesto) e foi participar do governo da Nicarágua socialista como o ministro da educação.

Dezembro 2. Na Exortação Apostólica Reconciliatio et Paenitentia o Papa recorda a correta prática do sacramento da Penitência e condena veementemente os abusos da confissão da comunidade como um meio de confessar.

1985

• A CDF chama Pe Bulany Gyorgy, um sacerdote húngaro, um membro da base, para repreendê-lo por sua postura como um defensor da objeção de consciência ao serviço militar, considerado inerentemente mau. Os escritos do Padre Bulany havia sido vetado pela CDF.

Março 11. A CDF publica um anúncio a dizer que a escolha do P. Leonardo Boff em seu livro "Igreja, Carisma e Poder" é condenável e herético que pode comprometer a Sã Doutrina.

• A CDF relatatou e advertiu os desvios dos Carmelitas Descalços.

• O polêmico bispo brasileiro Dom Helder Câmara foi substituído pelo Arcebispo Cardoso Sobrinho, que teve que fazer uma reestruturação profunda da diocese de enfrentar rebeliões dos professores, sacerdotes, religiosos fortemente influenciados pela teologia da libertação.

Abril 9 a 13. Se realiza o Congresso Loreto da Igreja italiana. A intervenção do Papa marca o início de uma jornada de profunda renovação na Igreja da Itália, para atender a necessidade de uma nova evangelização.

1986

Março 22. A CDF emitiu a Instrução "Libertatis", como um novo alerta para a influência da teologia da libertação marxista na pastoral.

Setembro 15. A CDF emitiu uma nota anunciando que a concepção do ministério sacerdotal do professor Schillebeeckx é herético e não é ensinamento da Igreja.

Julho 25. A CDF suspende o teólogo norte-americano Charles Curran e o classifica como "inapto para ensinar a teologia católica" por sua postura crítica contra a Humanae Vitae e por ser um defensor da "legitimidade da dissidência".

• O Bispo Raymond Hunhausen escreve uma carta aos seus sacerdotes lhes dizer que renuncia ao poder pastoral diocesano, como determinado pela Santa Sé por sua visão equivocada da liturgia, a péssima formação do clero, pelos padres que deixaram o ministério e outros assuntos morais.

01 de outubro A CDF emite uma carta repudindo à prática homossexual. Esta carta desencadeou uma violenta campanha de difamação para o Cardeal Ratzinger.

1987

• O abade da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, P. Giuseppe Nardin, é chamado a se demitir e aposentar-se a um lugar de oração, como resultado dos comentários sobre sua colaboração com o ex-abade, Giovanni Franzoni, fundador da Comunidade de base de São Paulo, filiado ao Partido Comunista.

• A CDF determina que Dom Matthew Clark, Bispo da Diocese de Rochester, que remova o imprimatur de um manual bem amplo sobre educação sexual para os pais.

Abril. O Cardeal Joseph Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, expulsa o Pe Zanotelli Nigrizia da direção da revista local. Pe Zanottelli tinha dado a mesma revista uma forte tendência socialista e não havia vestígios de sua causa missionária.

• A Congregação dos Religiosos corrige a Ordem dos Capuchinhos de algumas más interpretações do Concílio Vaticano II sobre uma "igualdade de oportunidade" para os padres seculares e religiosos.

1988

Por despacho da CDF, foram expulsos da universidade jesuíta os padres José Maria Castillo e Juan Antonio Estrada. O padre Benjamin Claretiano Forcano é removido da gestão do jornal "Missão Open" pelos seus desvios da verdadeira doutrina.

Junho de 2. A Congregação para o Culto Divino afirma que de maneira nenhuma é aceitável leigos para celebrar o Sacrifício Eucarístico, na ausência de um sacerdote validamente ordenado.

Junho de 28. Com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, o Santo Padre faz uma completa reorganização da Sé Apostólica de Roma, dando um novo impulso.

Julho. A CDF publicou o "Profissão de Fé" e "juramento de lealdade", lembrando o dever de obediência a consciência de todo o conteúdo transmitido pelo Magistério Ordinário e universal da Igreja, a verdade sobre a doutrina que protege a fé e costumes, com os ensinamentos do Papa e do colégio episcopal quando exerce o seu magistério autêntico.

Julho 1. A Congregação para os Bispos emitiu um decreto Dominus Marcellus Lefebvreem para comunicar a pena de excomunhão pelo arcebispo tradicionalista que gerou um cisma com seus seguidores.

Julho 2. O Papa emitiu seu Motu Proprio Ecclesia Dei Lefebvre e falando sobre a necessidade de ressaltar a continuidade que deve existir entre o Concilio e a Tradição.

Agosto de 15. Na Carta Apostólica Mulieris Dignitatem, o Papa reiterou que a doutrina da ordenação sacerdotal está reservado somente aos homens.

• O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno, entregou uma carta a D. Pedro Casldáliga, Bispo de São Félix, repreendendo sua simpatia com a teologia da libertação e limitando as suas competências pastorais. O bispo vestido como um guerrilheiro se recusa a receber a carta.

1989

Janeiro 6. 163 teólogos de países de língua alemã, assinaram a "Declaração de Colónia" sobre a questão do dever de obedecer à Sé Apostólica, em certas verdades fundamentais da fé como os ensinamentos da Humanae Vitae. Os bispos pedem que a nomeação para o episcopado seja por meio de voto popular. O Santo Padre responde ponto por ponto para os rebeldes e rejeita suas propostas.

• A Santa Sé vetou a publicação e divulgação do livro contendo os trabalhos do Congresso de moralistas católicos, realizada em Roma em abril de 88. O livro contém um relatório elaborado pelo Pe. Bernard Häring que foi advertido pela CDF pelo devido da sua oposição aos ensinamentos da Humanae Vitae.

Por intervenção direta da Congregação para a Educação Católica, a Universidade Lateranense expulsou da cadeira da cátedra o professor Don Luigi Sartori por ser um dos promotores das ideias rebeldes da Declaração de Colônia.

Março. Pe. Eugenio Melandri, Xaverianos depois de dez anos na direção da revista "Missão" é expulso e revista é comprada a pedido do Cardeal Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, para tirar da resista o conteúdo político e socialista e injetar nela a Sã Doutrina.

Ele expulsa o jesuíta Paul Valadier, diretor de "Estudes". Valadier foi um dos 157 teólogos franceses assinaram uma carta apoiando os teólogos rebeldes da "Declaração de Colônia".

Novembro. Na véspera da reunião anual da Conferência dos Bispos dos EUA, uma nota da CDF agenda a discussão de um texto ambíguo sobre "A responsabilidade do teólogo na Igreja."

Don Vittorio Cristelli, diretor do semanário diocesano "Vita Trent" é forçado a renunciar por ter publicado uma carta semanal em que 63 teólogos italianos demonstraram seu compromisso com as idéias rebeldes da Declaração de Colônia.

• A Congregação para a Educação Católica encerra no Brasil o Seminário Teológico do Nordeste e Instituto do Recife, ambos fundados por Dom Helder Camara, por cauda das heresias que eram ensinadas lá.

• O Secretário de Estado considera que nem a JOC (Juventude Operária Cristã) e JOC (Juventude Operária Cristã Internacional) são reconhecidos como legítimos parceiros da Santa Sé. Isto deveu-se a politização flagrante dos dois corpos.

• A Congregação para os Institutos Religiosos coordena a HPLC (Conferência Latino-Americana de Religiosos) para encontrar uma maneira de preservar os institutos da influência da teologia da libertação.

Setembro 19. A CDF emitiu uma Instrução recordando a obrigação de uma profissão de fé pública de todos os que foram chamados a exercer o comércio em nome da Igreja.

1990

May 24. A CDF emitiu a Instrução "Donum Veritatis" sobre a vocação eclesial do teólogo com a intenção de resolver mal-entendidos e ambigüidades da sequência de manifestações recentes de vários teólogos rebeldes.

• A Congregação para a Educação Católica impede a Faculdade de Teologia da Universidade de Freiburg dar um título honorário ao Bispo de Milwaukee, Rembert Weakland, por causa da sua má interpretação do Concílio Vaticano II.

1991

• Dom Bartolomé Carrasco Bris foi removido de sua posição como bispo de Oaxaca, envolvido com alguns grupos militantes na Teologia da Libertação.

• A Santa Sé confia a Conferência Americana de Religiosos para fazer uma verificação em todos os institutos de infiltração em si as idéias da Teologia da Libertação.

A revisão do conteúdo da Bíblia Paoline Stampede no Brasil, que teve antes sido apoiado por alguns teólogos da libertação.

Visita e acompanhamento da editora "Vozes", a mais antiga editora católica no Brasil que tinha sido dirigida pelo franciscano Leonardo Boff. O religioso, de acordo com suas idéias revolucionárias prefere deixar a revista e a Ordem Franciscana no ano seguinte antes da retração pública de seus erros.

Por indicação da Congregação para a Educação Católica, o Cardeal Alois Lorscheider, arcebispo de Fortaleza expulsou e demitiu três padres casados ​​que ensinavam no Instituto de Teologia e Ministério, na cidade brasileira.

• Roma proíbe o padre psicanalista Eugen Drewermann tedesco, cujo trabalho está totalmente corrompido pela visão anti-científica da psicanálise, assim como críticas injustificadas do celibato sacerdotal e da organização da Igreja, de pregar. De acordo com a sua forma de pensar secularizada, o teólogo rebelde deixa o sacerdócio em março do mesmo ano.

1992

Janeiro 31. A CDF condena o trabalho do canadense teólogo moral André Guindon, sobre o tema da sexualidade por conter dissonância graves, não só com os ensinamentos mais recentes do Magistério, mas com toda a doutrina tradicional da Igreja.

• Na Ordem dos Dominicanos foi expulso o padre Matthew Fox, que tinha sido repreendido pela CDF por sua rebelião contra os ensinamentos de Cristo a respeito da moralidade sexual.

• A Santa Sé diz que não deve ser discutido a proposta do arcebispo Rembert Weakland, Arcebispo de Milwaukee, levantando a possibilidade de padres casados ​​em casos de extrema necessidade.

Maio 28. Com a Carta "Communionis Notio" a CDF reforça a doutrina católica contra alguns exageros sobre a questão da colegialidade episcopal.

• A Santa Sé faz uma revisão do trabalho de um padre dominicano Philippe Denis, Faculdade de Teologia em Estrasburgo, sobre os falsos argumentos contra a Opus Dei.

1993

Abril 22. A assessoria de imprensa do Vaticano anuncia a declaração final do Congresso para a Família, apresentado por Dom Lopez Trujillo. Ele reafirma que a contracepção corrompe a comunidade cristã e a mesma deve opor-se à legalização do divórcio.

Julho 10. Três bispos alemães, incluindo o Cardeal Karl Lehman assinaram uma carta conjunta afirmando que, se um divorciados e recasados ​​saber na consciência de que seu casamento anterior foi irremediavelmente destruído, então poderia se aproximar da Eucaristia. A CDF publica uma carta negando a legitimidade de tal alegação.

22 de outubro. O Papa reafirma fortemente a lei do celibato dos padres para a Igreja latina. "Temos que ousar permanecer celibatário e nunca se render".

28 de outubro. O Núncio Apostólico no México, Girolamo Prigione, anuncia a excomunhão do bispo Samuel Ruiz, da Diocese de San Cristóbal de las Casas por suas idéias revolucionárias contaminadas pela teologia da libertação e sua rebelião aberta contra os avisos prévios.

1994

• Em janeiro de 1994, é nomeado Dino Boffo fiel defensor público da Sã Doutrina como diretor de "Avvenire", da Conferência Episcopal Italiana. Ele é creditado diretamente pelo Cardeal Ruini.

• A 20 de dezembro, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou a carta circular "A Anni devido", para os Presidentes das Conferências Episcopais e os chefes do "trabalho de síntese" do Catecismo da Igreja Católica, porque algumas traduções inglesas utilizaram uma linguagem muito secular em sua concepção da mulher, distorcendo a verdadeira doutrina.

• O 22 de maio, com a Carta Apostólica "Ordinatio Sacerdotalis" o Santo Padre em virtude do seu ministério de confirmar os irmãos declarou que "a Igreja não de modo algum o direito de conferir a ordenação sacerdotal das mulheres e que a doutrina deve ser considerada definitiva por todos os fiéis. "

• O 14 de setembro, a CDF, na "Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a recepção da Sagrada Comunhão para divorciados e recasados", confirma a impossibilidade de dar a comunhão aos católicos divorciados e recasados.

Novembro. O Cardeal Pio Laghi cancelou uma conferência em Roma do teólogo da libertação Gustavo Gutiérrez.

1995

• A Congregação para os Bispos, renunciou Dom Jacques Gaillot, bispo de Evreux (França), que causou grande confusão entre os fiéis em seu ministério secularizado e politizado.

Para a indicação direta do Secretário de Estado do Vaticano, Arcebispo Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, O Cardeal Jozef Tomko remove o missionário comboniano Renato Kizito Sesana de seu cargo de editor da revista "Gente Nueva" que mantinha a publicação desprovida, completamente, de qualquer finalidade missionária.

25 de março. Na encíclica Evangelium Vitae, o Papa repreende os parlamentos de democracia na tentativa de aprovar leis que permitem a interrupção voluntária da gravidez.

• A Congregação para a Doutrina da Fé obteve do Superior da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora o comando para enviar para a Europa por dois anos a freira brasileira Ivone Gebara para estudar as suas teorias de teor feminista.

• Em San Salvador, Dom Arturo Rivera Damas y, que morreu em 1995, sucessor imediato e amigo de Dom Romero (símbolo da Igreja latino-americana da libertação) é substituído por um bispo de Roma com uma linha totalmente diferente: o Bispo Fernando Sáenz Lacalle, de origem espanhola, um membro da Opus Dei.

1996

• Com um editorial do L'Osservatore Romano, o Vaticano condena o parecer de 16 pontos de uma obra dos teólogos morais alemães que contradizem a Encíclica Veritatis Splendor, sobre as questões fundamentais da doutrina moral. O editorial confirma o supremacia do magistério pontifício e obediência a ele.

1997

• 02 de janeiro. A CDF excomunga por uma comunicação datada de 02 de janeiro, o teólogo Tissa Balasuriya, porque suas teorias contradizem as partes essenciais da fé cristã. O teólogo vai ser restabelecido após um "mea culpa" em 1998.

• 11 de Fevereiro. O Cardeal Ruini obtém a partir do Papa um decreto destinado a ter uma maior vigilância sobre a Sociedade de São Paulo, especialmente a sua editora. O Papa João Paulo II nomeou D. António Buoncristiani delegado apostólico para a Sociedade de São Paulo, a fim de exercer todas as funções da Superiora Geral e Superiora Provincial. O decreto especifica que a sua autoridade se estende sobre as revistas "Vida Pastoral", "Familia Cristã" e "Jesus", considerando o seu editorial liberal demais em questões de moral sexual e familiar.

• Depois da visita apostólica de seminários dos Jesuítas, no México, realizado em 1995 por Dom Javier Lozano Barragán e tendo em causa a questão ao Arcebispo Pio Laghi, prefeito da Congregação para a Educação Católica, o Vaticano decide fechar o Inter Instituto e do Centro de estudos católicos na Cidade do México, ambos dependentes da Conferência dos Institutos Religiosos, no México (CIRM) e da Faculdade Teológica de Cristo Rei Maximus e seu anexo, o Centro de Reflexão Teológica, gerido pela Companhia de Jesus. O Cardeal Laghi disse que o motivo do encerramento é a confusão e controvérsia que se espalharam em várias instituições por causa de sua escolha para a Teologia da Libertação.

• Com estas e outras medidas, é desmontado o trabalho pastoral de Dom Mendez Arceo dissidentes, o antigo bispo de Cuernavaca.

O Arcebispo Tarcisio Bertoni, secretário da CDF, enviou uma carta chamando a atenção para a Conferência dos Religiosos da Colômbia, para os graves desvios encontrados no relatório do Primeiro Encontro Nacional da Vida Religiosa, realizada em Bogotá em abril 96 e publicado no jornal colombiano Vinculum Clero Conferência. O relatório contém um estilo persistente, agressiva e crítica contra a hierarquia da Igreja.

• Com uma instrução interdepartamental em 15 de agosto assinado pelos chefes dos vários departamentos da Cúria Romana, a Santa Sé restaura a colaboração dos leigos no ministério sacerdotal.

• Em 20 de setembro Dom Jorge Medina Estévez, Pró-Prefeito da Congregação para o Culto Divino, escreveu para o Dom Anthony Pilla, presidente da Conferência Episcopal Americana, para dizer que a tradução inglesa dos livros litúrgicos aprovados pela Bispos dos EUA não expressa corretamente o significado do texto latino e não está isento de questões doutrinárias. Oito cardeais americanos estavam em Roma com Dom Medina Estévez e Cardeal Ratzinger nesta ocasião.

• O movimento "Nós Somos Igreja" leva a Roma 2,5 milhão de assinaturas de católicos de vários países que pedem uma série de reformas (igualdade de oportunidades entre homens e mulheres de entrar no sacerdócio, o celibato opcional para os padres, envolvendo toda a Igreja local a eleição de seus pastores e de comunhão para os divorciados que voltaram a casar. Todos os pedidos foram ignorados por João Paulo II que disse: "A Igreja não é uma democracia."

• Três sacerdotes coreanos, Pe. John Sye Kong seok e Pe Paulo Cheong Yang-mo (ambos professores da Universidade Sogang em Seul, dirigida por jesuítas) e Pe Edouard Ri Je-min (professor da Universidade Católica e editora da Skinghak Kwangiu Chonmang) são repreendidos pela Conferência Episcopal da Coreia do Sul que retirou o direito de publicação de suas idéias que não são conformes à doutrina católica, especialmente nas questões relativas às mulheres sacerdotes, o celibato sacerdotal e a evangelização na inculturação. A origem desta repreensão é uma carta escrita pelo Cardeal Joseph Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos a Conferência Episcopal.

1998

• A CDF reabre a verificação da teologia da libertação do teólogo peruano Gustavo Gutiérrez, que tem provocado conflitos na América Latina, pelo menos desde 1983.

• A CDF faz alguns comentários sobre o livro "O poder papal. A alteração da proposta ao catolicismo no Terceiro Milênio" do teólogo australiano Paul Collins.

Infelizmente Collins deixou o sacerdócio em 2001, afirmando a sua concordância com as heresias em seu livro escrito.

• A Congregação para o Clero, presidida pelo Cardeal Dario Castrillon Hoyos, determina que o bispo inglês Dom Peter Smith, que remova textos religiosos para o ensino médio que visa promover as idéias da Teologia da Libertação.

N º 24 de junho. A CDF publica uma nota afirmando que o trabalho do índio jesuíta Anthony de Mello contém posições incompatíveis com a fé cristã.

Infelizmente, os livros de Mello ainda estão presentes em muitas livrarias católicas.

• Com o Motu Proprio Ad fidem Tuendam João Paulo II torna ainda mais clara a aplicação da Profissão de Fé de 1989. A carta é acompanhada de uma Nota Doutrinária da CDF que ilustra que qualquer teólogo deve explicitamente se comprometer e firmemente a acolher todas as verdades proclamadas de forma definitiva pelo Magistério, sem uma definição explícita de um dogma. Nesta categoria, diz a carta, é definitivo o magistério pontifício sobre a ordenação sacerdotal que é reservada exclusivamente para os homens.

• 21 de Maio. Com o Motu Proprio Apostolos suos, o Papa esclarece a natureza e as competências das Conferências Episcopais. O documento dá razão em caso de desacordo, a natureza doutrinária pastoral e não da própria Conferência.

• A CDF recebe denúncias e proíbe o ensino de Jacques Dupuis, teólogo da Pontifícia Universidade Gregoriana, especialmente do seu livro "Para uma teologia cristã do pluralismo religioso". A sentença foi emitida em 24 de janeiro de 2001 em uma nota que afirma que no livro do jesuíta são notáveis ​​ambigüidades e dificuldades em importantes pontos doutrinários que podem levar o leitor em opiniões errôneas ou perigosas.

• A Congregação para a Educação Católica, cujo presidente é o Cardeal Pio Laghi, tirou da cadeira de Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, o professor Luigi Lombardi Vallauri que tivera a imprudência de espalhar a sua bizarra teoria sobre o inferno, o pecado original, a autoridade do magistério e da moralidade sexual.

• No Peru, para substituir o Cardeal Augusto dos Jesuítas, Vargas Alzamora, que foi primaz da Igreja Católica em Lima, há nove anos, é chamado de membro do Opus Dei, Cardeal Juan Luis Cipriani, apesar da pressão da mídia ​​provocadas por alguns clérigos. O Arcebispo que havia sido chefe da Arquidiocese de Ayacucho durante dez anos, era famoso pela caridade pastoral forte contra os seguidores da teologia da libertação marxista e sua condenação absoluta do terrorismo para o socialismo.

1999

• Suspenso a divinis pároco americano Jim Callan para "contra a obediência."

• A 12 de março o presidente da Ação Católica Italiana, Paola Bignardi, em entrevista ao jornal Avvenire, corrigi as declarações que haviam feito ao jornal socialista L'Unita, sobre a chamada "parceria doméstica".

• O 06 de abril, A CDF corrige numerosas "propostas de mudança" formalizado em uma espécie de sínodo chamado "Diálogo para a Áustria", particularmente no que diz respeito à contracepção, à comunhão para divorciados e recasados ​​e os sacerdotes casados.

• O 18 de setembro, o secretário de Estado e da CDF ordenou a retirada dos católicos nos escritórios do estado do sistema na Alemanha, onde, por lei, qualquer mulher que deseja fazer um aborto deve obter um certificado de tal aconselhamento.

Domingo, 27 de Junho, a Sagrada Rota Romana proíbe a tradução de um livreto infame intitulado "Gone with the Wind, no Vaticano." O porta-voz mencionou que o co-autor do panfleto, Monsenhor Luigi Marinelli, é convocado para o Conselho Pontifício e foi aberto um processo de suspensão a divinis.

2000

• A 14 de janeiro, em uma carta ao presidente da Comissão Internacional para a liturgia em inglês, Bispo Maurice Taylor, o secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos o Arcebispo Francesco Pio Tamburrino, requer a remoção de todas as cópias do Livro de Salmos Litúrgicos traduzida em inglês por conter graves erros doutrinais e prejudiciais à fé.

• No decurso do ano, na Conferência dos Bispos Católicos em EUA é aprovada com 223 votos a favor e 31 contra, a aplicação da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesia (João Paulo II, 15 agosto, 1990), em que o Santo Padre pediu para tomar medidas para reafirmar a identidade da Universidade Católica e que os professores devem ter referências do bispo para ensinar nessas instituições. Os bispos americanos coordenam os estatutos das universidades católicas que devem depender da hierarquia de institutos religiosos ou de outra entidade jurídica, e o Conselho de Administração será formado principalmente pelos católicos comprometidos com a Igreja, que a universidade deveria fiscalizar o recrutamento de professores católicos, de modo que o corpo docente seja composto principalmente por pessoas que testemunham a sua fé. Também, para aqueles professores que ensinam disciplinas teológicas, deve haver uma autorização escrita do bispo.

• Todas estas medidas foram propostas pelo Cardeal Ratzinger no ano passado em uma série de conferências em que o Prefeito da CDF tinha avisado para não foco ao modernismo aos católicos que participam nas universidades.

• No México, a Santa Sé transferiu ao bispo Raúl Vera López da diocese de Saltillo. Dom Vera havia sido enviado antes, em 95, como Bispo Coadjutor da Diocese de San Cristóbal de las Casas, para receber a seqüência de D. Samuel Ruiz, devido a problemas com a teologia da Índia, mas aconteceu um turbilhão de acontecimentos, juntamente com a pressão da mídia, que o confundiu com o bispo coadjutor e viu a necessidade de mudança menos turbulenta. Infelizmente D. Raul Vera continuou, a partir de Saltillo, manifestações públicas de desacordo doutrinário, principalmente em apoio das uniões homossexuais e exibe o orgulho gay, vai contra os ensinamentos da Igreja.

• Em junho de 2000, durante uma conferência em São Paulo, com o tema "Aids e os desafios para a Igreja no Brasil", é atribuído ao Bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen, a frase "entre o preservativo e a propagação da SIDA, somos forçados a escolher mal menor ".

• O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, Dom Lozano Barragán, sugeriu e obteve, a Conferência Episcopal a distribuição de uma nota explicativa, que afirma que o uso de preservativos em qualquer circunstância, é contrárias à doutrina de Cristo.

• A Santa Sé pressionou o governo italiano para impedir a celebração do orgulho gay. No dia seguinte, no Angelus, o Papa expressou sua amargura para o insulto ao Grande Jubileu do ano 2000 e ao insulto aos valores cristãos de uma cidade tão querida ao coração dos católicos do mundo inteiro.

• 06 de agosto. Com a declaração Dominus Iesus, a CDF afirma a unicidade da salvação em Cristo, afirmando, implicitamente, a ortodoxia da teologia chamada da Ásia.

Dom Claudio Hummes é nomeado sucessor do Cardeal Paulo Evaristo Arns, de ponta expoente da Teologia da Libertação. A nomeação do Bispo com a ordem explícita da Santa Sé para a reorganização da diocese, desencadeia uma pressão da mídia forte, dirigida pelos padres, que exigiu a nomeação de bispo da Teologia da Liberção como o bispo de Mariana e ex-presidente da Conferência dos Bispos do Brasil, Dom Luciano Mendes de Almeida. Foram ignorados.

° de julho. A Congregação para o Culto Divino emitiu uma Instrução Geral do Missal Romano que serve como introdução para a nova versão do Missal.

Setembro de 2000. É vetado de vez a publicação da revista "Segno Sete" da Ação Católica Italiana, que em diversas ocasiões manifestou opiniões divergentes sobre o ensino da Igreja na política, eclesiástica e moral.

• 30 de Novembro. A CDF retira do ensino o teólogo austríaco Reinhard Messner, que argumentou que, em caso de conflito, é sempre a tradição que deve ser corrigido pelas Escrituras e não as Escrituras, que deve ser interpretado à luz uma tradição mais recente (ou de uma decisão do magistério).

2001

No. 22 de fevereiro. A CDF obriga o teólogo espanhol redentorista P.Marciano Vidal para recolher as suas opiniões sobre a contracepção, aborto, homossexualidade, que não é de a doutrina de Cristo.

• A CDF iniciou uma investigação sobre as teorias de Pe Jesuíta Roger Haight, cujos escritos parecem ambíguos no critério cristológico.

• A Santa Sé proibiu irmã Joan Chittister, teóloga beneditina americana de participar em junho, em Dublin, da Conferência da rede global para a ordenação de mulheres.

• Com uma comunicação (17 de setembro), o Cardeais Ratzinger, Medina Estévez e Dario Castrillon Hoyos (prefeito da Congregação para o Clero) negam a possibilidade de ordenação de uma diaconisa. O documento é interpretado por alguns como uma referência indireta ao bispo Samuel Ruiz, da diocese mexicana de San Cristobal de las Casas.

• Na Exortação Apostólica Ecclesia in Oceania, o Papa deixa claro aos Bispos da Oceania sobre as questões apresentadas no Sínodo de 1998 nas atitudes em relação aos divorciados e recasados .

Em ​​25 de dezembro, o Santo Padre agremia na plena comunhão com a Igreja os padres do Brasil que haviam se tornado pseudo tradicionalistas e que, devido ao clima na Igreja Brasileira, trouxeram consigo toda a diocese de Campos. Esses padres foram suspensos das ordens por serem "lacaios" do bispo cismático Marcel Lefebvre, que teve bispos ordenados ilicitamente. Após a confirmação da plena comunhão, o Papa nomeou como administrador apostólico Dom Licínio Rangel, que tinha feito o pedido de reconciliação e autoriza-o a celebrar a Missa segundo o Missal de Pio V.

• O suíço frade franciscano Menor Imbach Josef, professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Faculdade de Teologia de São Boaventura, em Roma, é obrigado a deixar o cargo por causa dos comentários da CDF sobre um livro escrito por ele em que levanta questões da historicidade dos acontecimentos milagrosos contada no Novo Testamento. Com uma bula Monitum de 05 de julho, Ratzinger anunciou a excomunhão (a menos que haja um arrependimento - que não era - antes de 22 de julho), de sete mulheres e do bispo argentivo que, em 29 de junho, em um navio que navegava do Danúbio, entre a Áustria e a Alemanha, tinham sido "ordenadas" pelo próprio.

• Uma declaração (17 de Outubro), da Comissão Teológica Internacional, chefiada pelo Cardeal Ratzinger afirma que razões teológicas e históricas impediam a ordenação de diáconos mulheres.

• Em 22 de novembro, o abade de Montevergine, Pe Giovanni Tarcisio Nazzaro, emitia contra o Pe Vitaliano Della Sala - um padre controverso de 39 anos, conhecido por sua atividade como um defensor dos socialistas, comunistas e anti-globalização - um decreto (precedido de dois avisos canônicos em 2000 e 2001), comunicou-lhe a retirada das suas funções de pároco da paróquia de San Giacomo em Sant'Angelo um Scala (Avellino, Nápoles).

2002

Em 8 de dezembro de 2002, o Conselho Pontifício para a Família, com o prólogo do prefeito da Congregação, o Cardeal Alfonso Lopez Trujillo, apresenta "Lexicon. Ambíguo e questões controversas sobre a vida familiar, e as questões éticas ", um livro no qual ele expressa e discute com autoridade e eficiência, a doutrina proposta pelo magistério do Papa, sobre todas as questões discutidas no âmbito da rede teólogos da Igreja rebeldes (contracepção, divórcio, homossexualismo, as relações entre a ética cristã ea lei civil).

• 16 de Maio. O Cardeal Medina Estévez, prefeito da Congregação para o Culto Divino, em uma carta datada de 16 de maio diz que é "absolutamente desaconselhável", "irresponsável" e "arriscada" a ordenação de homossexuais.

2003

• A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica anuncia (15 de janeiro) para os Superiores Gerais que a CDF solicitou a exclusão dos transexuais da vida religiosa.

• 25 de Janeiro. Com um decreto da CDF, que emana "do Sumo Pontífice João Paulo II, a decisão suprema e final, sem possibilidade de recurso" - Dom Franco Barbero comunitários Base Pinerolo é suspenso do sacerdócio. Infelizmente, o sacerdote, apesar das repetidas advertências do seu bispo, teve várias vezes e publicamente abençoado "casamento" de homossexuais e pregou uma revolta generalizada contra a Igreja de Cristo, em particular entre os de estilo europeu "de base".

• Na "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos" na audiência de quarta-feira, o Papa reafirma que só o primado de Pedro é o garante da unidade.

• A CDF propõe e obtém da Conferência Episcopal Espanhola, um comunicado à imprensa relatando que a tese sobre Jesus Cristo, contida em um livro do teólogo Juan José Tamayo, contém graves erros doutrinais.

Ratzinger confirma excomunhão de mulheres padres ordenados na Áustria.

• 03 de junho. Cardeal Ratzinger publica "Considerações sobre propostas relativas ao reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais", os parlamentares pediu aos católicos de alguma forma impedir a aprovação de leis que suportam qualquer equação entre o casamento e a união do mesmo sexo.

17 de abril, com a Encíclica Ecclesia de Eucharistia, o papa reafirmou a doutrina da "transubstanciação" formulada pelo Concílio de Trento e proíbe qualquer "intercomunhão". A encíclica reafirma na Igreja Católica divorciados e recasados ​​não podem receber a Eucaristia, e lamenta o abuso do pós-Concílio na liturgia.

24 de maio. Em nome do Papa, o Cardeal Castrillon Hoyos celebrou na Basílica de Santa Maria Maggiore, a Missa no rito de São Pio V, para a comunidade "tradicionalista" que permanece fiel à Sé Apostólica.

04 de junho. É suspenso a divinis Pe Bernard Kroll, que celebrou uma espécie de missa protestante no dia 31 de maio diante de 2500 pessoas desconfigurando o real sentido de ecumenismo. Pastores protestantes distribuiram a comunhão aos fiéis luteranos e católicos tomaram o pão e vinho protestante no sentido de jantar do Getsêmani.

Junho. O Conselho Pontifício para a Família é denunciado por expoentes radical-liberal italiano para a publicação do Lexicon, termos controversos da vida familiar e questões de bioética (EDB) em que se justifica, tanto à luz da razão , como os textos do Magistério, a desaprovação da homossexualidade.

• A 07 de outubro, o Arcebispo Keith Patrick O'Brien de Edimburgo, na Escócia, prestes a receber a nomeação de Cardeal se tornando o assunto de difamação na imprensa, recitou uma solene profissão de fé em que reafirmou o celibato sacerdotal obrigatório a imoralidade dos atos homossexuais e a plena adesão ao Magistério da Igreja sobre a contracepção.

• A 19 de outubro, o Núncio do Vaticano na Venezuela, Dom André Dupuy, condenou o regime socialista de Hugo Chávez em um discurso no jornal "El Nacional" e definida como uma tragédia humana que a situação que o país enfrenta.

• Também em 19 de Outubro, o Cardeal Martino e Herranz, nota que a população está enfrentando uma onda de fundamentalismo laico, que pretende tornar a religião laico do Estado, com o perigo da introdução de uma forma de totalitarismo.

• O 22 de novembro de 2003, sai uma carta do Papa para o centenário do Motu Proprio sobre as preocupações em música sacra. O Papa fala da necessidade de purificar expressões do estilo "inovador" que não estão em consonância com a solenidade e a grandeza do ato a ser comemorado. Nos diz que ele deve respeitar os critérios específicos, tais como a busca de expressões musicais, que correspondam à participação necessária de toda a assembléia na celebração e evitar, ao mesmo tempo, qualquer concessão à leviandade e à superficialidade. Ratifica o canto gregoriano como o modelo supremo da música sacra.

• A 04 de dezembro, publicou a Carta Apostólica Spiritus et sponsa, o Papa João Paulo II, o XL aniversário da Constituição Conciliar sobre a Liturgia. Ele lembra a seriedade necessária dos ritos litúrgicos e avisa que o incumprimento das normas litúrgicas leva a graves abusos, obscurecendo a verdade do mistério e da confusão e tensão entre o Povo de Deus. O Papa também pediu para ser cultivada dentro das comunidades a experiência do silêncio, uma excelente forma de participação activa na liturgia, como recomendado pelo Concílio.

2004
• A 25 de março a Congregação para o Culto Divino Educação emite a instrução "Redemptionis Sacramentum, um documento sobre algumas coisas que devem ser observados e evitar acerca da Santíssima Eucaristia. Os fiéis que vêem onde esses abusos são permitidos devem relatá-lo ao Bispo ou Santa Sé.

• O 31 de maio, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou a Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo no qual, entre outras coisas, confirmou a diferença entre refutou os sexos ea teoria de gênero, a base teórica da legitimidade dos chamados "uniões homossexuais."

* 20 de Junho. Pe. Fabrizio Longhi é removido da paróquia de Nossa Senhora Assunta ao Rignano Garganico (Diocese de San Severo), que, na noite de 24 de dezembro, havia confiado a tarefa de dar a homilia à Pasquale Quaranta, jornalista e membro do movimento militante gay .

• Fontes da imprensa revelam uma carta ao Arcebispo de Washington, Theodore McCarrik, e o presidente da Conferência Episcopal, Dom Wilton Gregory, que contém uma proibição total da Congregação para a Doutrina da Fé, de dar a comunhão a políticos católicos que apóiam o aborto americanos.

• Em setembro, membros do clero unidos ao movimento Nós Somos Igreja são suspensos. D Aitor foi o autor dos erros em matéria de moral, característica desse movimento, sobre o comportamento público e privado dos homossexuais.

• A 07 de outubro, na conclusão do ano especial dedicado ao Rosário, o Santo Padre assinala o Ano da Eucaristia. Na Carta Apostólica Mane nobiscum Domine, o Papa volta para o centro do drama de seu pontificado: um grande mistério, a Eucaristia! Um que, acima de tudo deve ser bem comemorado. A missa é o centro da vida cristã, e todas as comunidades deve ser comemorado com dignidade, em conformidade com as normas estabelecidas. "Solicita a ênfase a ser dada aos momentos de silêncio tanto na festa como na adoração Eucaristia. É necessário que a maneira de tratar a Eucaristia por parte dos ministros e os fiéis são caracterizados por um profundo respeito.

2005

• A 09 de janeiro, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, manda Dom Pedro Casaldáliga, bispo "base" popular e da guerrilha em São Félix do Araguaia no Brasil, abandonar a cidade antes da chegada de seu sucessor .

• A 10 de janeiro, a mensagem ao Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé, o Papa coloca todos os outros problemas enfrentados pela humanidade, incluindo a fome "o desafio da vida." Listagem dos fatores que fazem uma "cultura da morte": o aborto, inseminação artificial, clonagem, eutanásia, uniões homossexuais e parcerias domésticas, o Papa afirmou que "o Estado, tem a principal tarefa da proteção e promoção da vida humana. "

• A 13 de janeiro, o Santo Padre recebeu e felicitou o Presidente da Região do Lácio, Francesco Storace, o membro honorável da política italiana, e expressou sua satisfação profunda na aprovação do Estatuto da região do Lácio, que enfatiza o papel de Roma como o centro do catolicismo, reconhece explicitamente o primado do indivíduo eo valor fundamental da vida. Ele também reconhece os direitos da família como sociedade natural fundada no matrimônio e pretende apoiá-la no cumprimento de suas função social.

• A 24 de janeiro, recebeu os bispos espanhóis em visita "ad limina Apostolorum", o Papa denunciou o contexto social está se tornando uma mentalidade inspirada pelo secularismo, uma ideologia que leva gradualmente, mais ou menos conscientemente, a restrição da liberdade para promover ignorância ou desprezo da religião, relegando a fé à esfera do privado e opondo-se a sua expressão pública.

• A 07 de fevereiro, a Congregação para a Doutrina da Fé, dá aviso de condenação do livro Jesus Symbol of God, escrito por Padre Roger Haight, SJ, envolvendo a negação da missão salvífica universal de Jesus Cristo e, portanto, , a missão da Igreja da lista de presentes e Cristo como o Salvador de todos os homens.

• A 21 de fevereiro, em uma mensagem à Pontifícia Academia para a Vida, o Santo Padre reafirma fortemente a condenação do aborto, inseminação artificial, eutanásia e afirma que "a saúde não é um bem absoluto"

• A divinis 22 de fevereiro, é suspensa por seis meses, Don Vitaliano Della Sala, um padre italiano da paróquia de San Angelo um Scala, para participar de eventos junto com os comunistas e anti-globalização.

 

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