Fiquei tão comovido que essa história que resolvi divulgar.
A igreja em questão é a Paróquia Nossa Senhora da Paz, que se localiza em Ipanema, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro.
"Ao lado da Praça Nossa Senhora da Paz está a Igreja que impressiona pela arquitetura gótica e árabe. A história da Igreja Nossa Senhora da Paz está intimamente ligada à da Igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana.
A própria história do bairro de Ipanema também tem forte ligação, já que os antigos aventureiros, para chegar às praias do Arpoador e Ipanema, percorriam o caminho da Igrejinha, atual Francisco Otaviano.
O Cônego Joaquim Soares de Oliveira Alvim, vigário da capela do Senhor do Bonfim de Copacabana (desde 1908), e um dos primeiros a clamar pela criação da nova paróquia de Ipanema como forma de descentralização da paróquia de Copacabana, chamou o mesmo arquiteto que construíra a sua igreja para elaborar e construir a nova igreja de Ipanema. Este arquiteto foi Gastão da Cunha Baiana, nome de uma das ladeiras de Copacabana, próximo ao corte de Cantagalo.
Procurou Monsenhor Alvim por todos os meios que os franciscanos assumissem a direção da empreitada e o prosseguimento das obras, e obteve sucesso em junho de 1920.
Em 1921, após muito tempo sem recursos, estava concluída uma sacristia para a celebração das missas, sendo que a primeira aconteceu em 1ºde maio de 1921. Ao término da primeira Grande Guerra, Nossa Senhora da Paz foi escolhida para padroeira de Ipanema, em agradecimento à paz mundial.
Em 14 de agosto de 1921, a imagem da santa foi benta na Matriz de Copacabana, em ato paraninfado por Laura Sayão da Silva Pessoa, filha do presidente Epitácio Pessoa, vindo para Ipanema, em procissão, pela Avenida Atlântica, acompanhada por multidão de religiosos, para ser entronizada na nova capela da igreja. As favelas do Cantagalo e da Catacumba, uma fábrica de azulejos (que ajudava no sustento da casa Nª Sª da Paz), uma academia de ginástica e o cinema Pax estavam sob responsabilidade da Igreja Nossa Senhora da Paz.
A Igreja apresenta uma área de fachada de aproximadamente 3100 m2 e altura de sua maior torre é de 40 metros. Os vitrais foram executados pela casa Zeller, em Munique, Alemanha, o altar-mor, de mármore, foi planejado e construído na Itália e inaugurado em novembro de 1926. No corpo da Igreja, apresentação de Nossa Senhora. Desponsório com S. José, anunciação, visitação, nascimento de Jesus, apresentação do menino Jesus do Templo. Na rotunda e acima dos altares laterais, os vitrais foram executados pela Casa Conrado, São Paulo. Representam: S. Francisco, S. Antonio, Nª Sª das Dores e Batistério.
O tabernáculo foi fruto de uma subscrição popular, cujas listas estão conservadas debaixo da mesa do altar. A imagem de NªSª da Paz veio da França, logo depois da 1ª Grande Guerra Mundial, com altura de 1,90m.
Os altares de S. Antonio e S. Francisco foram executados pelo marmorista Heitor Usai. Fazendo parte do conjunto arquitetônico temos a gruta de N. S. de Lurdes." *
Agora vemos nas fotos a seguir dois períodos históricos dessa paróquia, as em preto e branco são de 1940, as coloridas de 2010. (clique para ampliar)
Agora vemos nas fotos a seguir dois períodos históricos dessa paróquia, as em preto e branco são de 1940, as coloridas de 2010. (clique para ampliar)
Deu para notar o quanto belo é o templo, mas ele não ficou mantido assim desde sua fundação.
Na década de 70 quem administrava essa igreja eram os frades OFM do Covento Santo Antônio que se localiza no Largo da Carioca, e eles são conhecidíssimos pelo seu progressismo e idolatria à Teologia da Libertação, e resolveram do nada pintar a igreja de branco com CAL.
Isso mesmo leitor. Sabe aquele cal que o pedreiro usa para passar na padere em obra? Foi com esse material que os frades cobriram toda a beleza interna do templo. Os militares não gostaram nenhum pouco da idéia mas eles não queriam confusão com a Igreja mais do que já tinha com os bispos comunistas.
Um belo dia, uma senhora foi levar sua filha para conhecer a igreja porque queria que sua filha se casasse no mesmo lugar onde ela tinha recebido o sacramento do matrimônio, e para a surpresa da senhora, a igreja estava "nua" com aquele branco encardido.
Não conformada com aquilo, ela se dispõe e com a ajuda da comunidade local a restaurar o templo, mas se tudo estava coberto pelo cal, como poderia saber como era a forma original?
Com seu álbum de casamento! Assim todos os lados da igreja que tinha sido fotografados foram restaurados por uma equipe de peritos em arte sacra! E ficou perfeito como se viu pelas fotos atuais.
Infelizmente, essa senhora permaneceu no anônimato e não sabemos quem foi, mas fica seu exemplo de amor pela casa de Deus e esforço para que o modernismo não tragasse a dignidade do Santuário.
* Arquivo do site da paróquia.