.

[Livro] More Catholic Than the Pope: an Inside Look at Extreme Traditionalism

(Citado por Mateus, membro da comunidade do orkut Católicos)

A FSSPX continua em sua luta... por se enterrar cada vez mais em vergonha atrás de vergonha.

Eu recomendo muito a leitura de um livro sobre o caso Lefebvre, e o início da FSSPX (há mais no livro, mas essa é a parte principal). O título não é grande coisa, mas o livro é escrito por um bom apologista católico, com a ajuda de um grande doutor em direito canônico. Chama-se "More Catholic Than the Pope: an Inside Look at Extreme Traditionalism", de Patrick Madrid, e Pete Vere, PhD.

A FSSPX tinha um discurso que ainda poderia, com certo esforço, ser considerado válido, embora questionável, até o dia em que Dom Lefebvre foi chamado ao Vaticano, e depois de longas conversas com o Papa João Paulo II e com o então cardeal Ratzinger, aceitou um acordo e o assinou. Por esse acordo, ele aceitava consagrar 2 bispos (se não me falha a memória agora) com as bençãos do Vaticano. Logo ao sair de lá, poucos dias depois, ele anunciou que "precisava" consagrar pelo menos o dobro disso e assim o fez.

Ora, considerando que Dom Lefebvre não era louco, ele foi, no mínimo, cínico em sua postura com o Vaticano. E saiu dizendo que entendia que o acordo o liberava para fazer como quisesse.

A consagração dos bispos é notória, o que muitos não sabem é que existia um acordo para a consagração de 2 bispos. E que o acordo havia sido redigido em conjunto. Ratzinger e Lefebvre combinaram plenamente sobre os termos. Foi dada uma enorme chance para a FSSPX, mesmo com tudo o que ela falava do Vaticano. Nem isso ela respeitou.

Daí por diante a situação da FSSPX é ladeira abaixo. E foi nessa situação que muitos saíram. Uma pena que os excessos vistos em parte do mundo Católico leve algumas pessoas a acreditar nos membros da FSSPX.

Quem quiser ler, está disponível pelo Google Book.

PS: O livro não está inteiro. A parte disponível não vai até o Papa João Paulo II. Acaba logo na suspensão a divinis do Lefebvre, ainda sob o Papa Paulo VI.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino