.

Venerável Pio XII celebrando em "versus populum".




A IGMR salienta:

299. Altare maius exstruatur a pariete seiunctum, ut facile circumiri et in eo celebratio versus populum peragi possit, quod expedit ubicumque possibile sit. Maius Altare exstruatur um seiunctum pariete, ut facile et circumiri no OE celebratio versus populum possit peragi, quod possibile ubicumque expedit sentar. Altare eum autem occupet locum, ut revera centrum sit ad quod totius congregationis fidelium attentio sponte convertatur. eum Altare locum occupet autem, centrum Revera Ut sit quod ad totius fidelium Congregationis convertatur Attentio sponte. De more sit fixum et dedicatum. De mais sentar fixum et dedicatum.

299. Deixe o altar-mor ser erguido separado da parede, para que se possa facilmente andar ao seu redor e em que a celebração para o povo pode ser feito - o que é útil na medida do possível. Mas este altar deve ocupar o lugar de tal forma que é verdadeiramente o centro, para que a atenção de toda a congregação dos fiéis é dirigida de forma espontânea. Normalmente deve ser fixo e consagrada.

Pode-se notar que a posição versus populum nunca foi rubrica obrigatória no Missal de Paulo VI nem pretendia-se com isso fazer do Sacrifício de Cristo uma "missa de lutero"

O arranjo beneditino deixa o altar mor separado da parede muito digno para a celebração e torna a posição do celebrante ao mesmo tempo Versus Deum.

A última Missa de Padre Pio foi em versus populum.


 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino