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A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo (1ª Parte, Tópico 7)

Filippino Lippi – O Triunfo de São Tomás de Aquino sobre os hereges – Afresco

“A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
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PRIMEIRA PARTE: DE DEUS, SER SOBERANO E SENHOR DE TODAS AS COISAS
  
VII. DOS ANJOS: SUA NATUREZA

 Por que Deus quis que no mundo houvesse espíritos puros?
Para que fossem digno remate e coroa da obra de suas mãos (L).

E o que isso quer dizer?
Que eles são a porção mais formosa, nobre e perfeita do Universo.

O que é um espírito?
É uma substância completa, que não está unida à matéria nem tem relação com ela (L, 3).

São muito numerosos os espíritos?
Sim, numerosíssimos (L, 3).

O seu número excede ao de todas as demais naturezas criadas?
Sim (L, 3).

Por que tantos?
Porque era conveniente que na obra de Deus o perfeito sobrepujasse o imperfeito (L, 3).

Qual é o nome comum a todos os espíritos puros?
É o de Anjos.

Por quê?
Porque são os enviados dos quais o Senhor se serve para o governo das demais criaturas.

Podem os anjos unir-se substancialmente a um corpo, assim como as almas humanas?
Não. Ainda que em algumas ocasiões tenham aparecido em forma humana, não tinham eles nada de ‘homem’, exceto a aparência exterior (LI, 2, 3).

Os anjos estão em algum lugar?
Sim (LII, 4).

Onde moram habitualmente?
No céu (LXI).

Podem trasladar-se de um lugar para outro?
Sim (LIII, 1).

Necessitam de tempo para trasladar-se?
Não. Podem fazê-lo instantaneamente quaisquer que sejam as distâncias (LIII, 2).

Podem, se assim o desejam, abandonar lentamente um lugar e ocupar outro da mesma forma?
Sim, porque o movimento angélico consiste na atuação sucessiva em lugares distintos, ou em diversas partes do mesmo lugar (LIII, 3).

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino