“A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
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PRIMEIRA PARTE: DE DEUS, SER SOBERANO E SENHOR DE TODAS AS COISAS
Em que consiste a vida dos anjos?
Suposto que são espíritos puros, consiste em conhecer e amar.
Que espécie de conhecimento possuem?
Conhecimento intelectual (LIV).
Não possuem também conhecimento sensitivo com os homens?
Não. Carecem absolutamente dele (LIV, 5).
Por quê?
Porque não se dá conhecimento sensitivo sem corpo orgânico, e os anjos são incorpóreos (LIV, 5).
O conhecimento intelectual dos anjos é mais perfeito do que o nosso?
Sim.
Por quê?
Porque o seu conhecimento não tem origem nas espécies tomadas do mundo exterior, nem a sua ciência progride mediante o raciocínio, pois que abrange de uma só visão os princípios e as consequências (LV, 2 LVIII, 3, 4).
A ciência dos anjos é infinita?
Não, porque a sua natureza é finita. Unicamente Deus, Ser infinito, possui ciência infinita.
Conhecem o conjunto das criaturas?
Sim, porque o exige a sua qualidade de espíritos puros (LV, 2).
Sabem o que acontece no mundo?
Sim, porque o veem nas suas espécies naturais, à medida que vai sucedendo (LV, 2).
Conhecem os pensamentos e os segredos dos corações?
Não, porque, sendo pensamentos e afetos livres, não concorrem necessariamente com a mudança e sucessão das coisas (LVII, 4).
Como podem chegar a conhecê-los?
Pela revelação divina ou pela manifestação do agente (LVII, 4).
Sabem o futuro?
Não, a menos que Deus os revele.
Que coisas amam os anjos necessariamente?
Amam a Deus sobre todas as coisas, a si mesmos e às criaturas, exceto quando o pecado contraria ou destrói na ordem natural, a livre propensão do amor natural (LX).