.

O Escapulário Azul



Por Thomas Giulliano

Caríssimos (as),

A paz,

Antes que você comece a ler este artigo abaixo, peço gentilmente que reze uma Ave – Maria pedindo que Nossa Senhora abra os caminhos do teu coração. O artigo é longo e em alguns momentos reconheço que até confuso, mas peço que com humildade combata ao nosso lado tendo a Virgem Maria como líder pela retomada do Escapulário Azul em nossas Igrejas.

Infelizmente começamos esse artigo, externando aqui o que muitos nos dias de hoje relativizam: ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS! Não sou Nosso Senhor para prever o dia e o local, mas os sinais e as mensagens Marianas de fato dão base e respaldo para o meu alarde acima colocado. Portanto é necessário que nos preparemos para a vinda de Nosso Senhor ou até mesmo para a nossa ida ao juízo da melhor forma possível. Como somos fracos e pecadores, por vezes somos cabritos e não ovelhas e como sabemos Nosso Senhor e sua Excelentíssima Mãe nos ajudam a sermos conduzidos no pastoreio de Nosso Senhor. Essa ajuda pode ser observada de diversas formas e em alguns Sacramentais, tais como as Aparições Marianas, Oração do Terço, Escapulário, etc. É, portanto necessário em um primeiro momento nos reconhecermos pequenos diante do pai e até mesmo diante de nossas próprias faltas. Santo Agostinho externa sempre que somos capazes das piores iniquidades sem a Graça de Deus e é como Santo Afonso Maria de Ligório externa somente pela cheia de Graça conseguiremos vencer as trevas, com isso iniciamos esse e-mail a partir dessa premissa, ou seja, somos capazes dos piores pecados e só chegaremos ao Pai pela Mão e Intercessão de Nossa Senhora.

Com isso estamos iniciando um apelo desesperado para que os Bispos do Brasil ajudem a propagar o Sacramental Mariano do Escapulário Azul de Nossa Senhora da Conceição.

Infelizmente sei que muitos Católicos de fato não conhecem esse Sacramental, já que nossas livrarias “Católicas” não vendem e nossos Padres e Bispos não o conhecem e com isso inevitavelmente não divulgam, também há aqueles Padres e leigos que de fato conhecem e acabam lamentavelmente se silenciando. Ocorre que nos dias atuais, para que um Católico consiga comprar esse Sacramental ele deve procurar quase que da mesma forma que os gregos na Antiguidade procuravam o Minotauro!

Com isso abaixo coloco uma breve explicação do que é o Escapulário Azul, (aos interessados coloco-me também a disposição para um futuro envio de um material que eu nas formações sobre os Escapulários Verde, Marrom e Azul que desenvolvo para os amigos da Associação Católica Pio XII). Após essa breve explicação irei desenvolver como será efetuado esse clamor para que nossos Apóstolos nos ajudem a propagar essa poderosíssima arma contra o demônio.

Escapulário Azul:

O Escapulário Azul teve sua origem com a aparição de Nossa Senhora Imaculada Conceição acontecida em dois de fevereiro de 1617 a Venerável Irmã Úrsula Benincasa, fundadora das irmãs Teatinas na cidade de Nápoles Itália. O Escapulário Azul é dado por Nossa Senhora a Irmã Úrsula com o breve pedido de difundi-lo entre todos os fiéis que creem em sua proteção maternal e prometendo a todos que usarem com devoção os seguintes privilégios:

1- Estarão todos cobertos pelo seu manto Sagrado;

2- Terão sua defesa contra todas as armadilhas do inimigo que nos conduzem ao pecado;

3- Indulgências plenárias e parciais, tanto na vida quanto na morte;

4- Cura nas enfermidades;

5- Fortaleza de fé diante das dificuldades;

6- Uma boa morte assistido pelos sacramentos da unção e reconciliação;

7- Sabedoria e a luz de Deus nos momentos difíceis;

8- A defesa de Nossa Senhora no dia do julgamento final;

9- Um escudo de graças contra todos os perigos;

10- Sua eterna interseção junto a Jesus e muitas outras graças.

Esta Aparição vem preparar o mundo inteiro para a promulgação do dogma da Imaculada Conceição de Maria pela igreja em oito de Dezembro de 1854

Alguns Santos de Nossa Igreja usaram e propagaram esse Sacramental, onde destacamos três:

- Santo Afonso Maria de Ligório – Santo intercessor da Associação Católica Pio XII, foi sem dúvida o maior promotor dessa Devoção Mariana, ele usava e ensinava aos seus discípulos como gozar das promessas de Nossa Senhora. Inclusive para quem já leste a obra Glórias de Maria, pode observar que ele escreve uma pequena reflexão sobre o Escapulário Azul nessa célebre obra.

- São Domingos Sávio - usava constantemente o Escapulário Azul, fundando em 08/06/1856 uma irmandade da Imaculada Conceição difundindo assim esta devoção ao Escapulário Azul.

- São Pio X Papa - o usava com muita devoção sobre o peito, sinal constante de seu amor a Maria.

Como é o Escapulário Azul?

O Escapulário Azul é um símbolo de devoção a Imaculada Conceição de Maria que traz a cor de seu Manto Sagrado. Na parte da frente - traz a imagem de N. Sra. Da Imaculada Conceição que roga sempre por nós e todos os momentos de nossas vidas, livrando-nos do pecado e das tramas do inimigo.

Na parte de trás traz a aparição de N. Sra. a Venerável Ursula Benincasa, fundadora das Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição, a quem a Virgem Imaculada deu a incumbência de espalhar esta devoção.

Deve ser sempre usado com amor a Maria para obter dele as graças anexadas e prometidas a esta santa devoção.

Algumas das Indulgências Plenárias que se recebe pela utilização do Escapulário Azul:

- Ao fiel que usa o Escapulário Azul devidamente imposto, concede-se lucrar as mesmas indulgências plenárias que são concedidas àqueles que visitam as sete basílicas de Roma, a igreja da Porciúncula de Assis, a igreja de Santiago de Compostela e a Terra Santa, quotidianamente, a cada vez que rezarem 6 Pai-nosso, 6 Ave-Marias e 6 Glórias-ao-Pai, em honra da Santíssima Trindade e da Bem-Aventurada Virgem Maria concebida sem pecado, orando ao mesmo tempo pela exaltação da Santa Igreja Romana e pela extirpação das heresias. Para lucrarem-se estas indulgências não é necessário dizer outras orações, nem confessar-se e nem comungar, bastando estar em estado de graça (e este, em caso de pecado grave, pode ser recuperado por um ato de contrição unido ao propósito de confessar-se depois). Todas estas são aplicáveis aos defuntos. Este extraordinário privilégio foi reconhecido e confirmado pela Santa Sé em decreto de 31 de março de 1856, confirmado pelo papa Pio IX em 14 de abril do mesmo ano.

- O fiel que usa o Escapulário Azul devidamente imposto concede-se lucrar uma indulgência plenária a cada um dos dias abaixo, desde que nesse dia comungue, reze qualquer oração pelas intenções do Papa, tenha arrependimento e propósito de emenda até de seus pecados veniais, e tenha se confessado no dia ou semana anterior, sem ter de rezar outras preces. Remontam ao Decreto do papa Gregório XVI, de 12 de julho de 1846. São os seguintes dias:

- No dia da imposição do escapulário;

- Na hora da morte;

- Todo primeiro domingo do mês;

- Todo sábado da Quaresma;

- No domingo e na sexta-feira da semana que antecede a Semana Santa;

- Na Quarta, Quinta e Sexta-Feira da Semana Santa;

- Em um dos dias das Quarenta Horas;

- No primeiro domingo de Julho;

- No primeiro e último domingo da novena de Natal;

- Nas festas do Natal, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Invenção e Exaltação da Santa Cruz;

- Nas festas da Imaculada Conceição, da Purificação, da Anunciação, da Assunção e da Natividade de Nossa Senhora;

- No dia 2 de agosto, festa da Porciúncula;

- Nas festas de São Miguel, Anjos da Guarda, São José, São João Batista, São Pedro e São Paulo, Santo Agostinho, Santa Teresa de Ávila e Todos os Santos.

- Uma vez durante qualquer retiro de ao menos três dias;

- Uma vez num dia qualquer do ano, à escolha da pessoa;

- Nas festas principais dos Teatinos, a saber: 24 de março, 12 de abril, 17 de julho, sete de agosto, 10 de novembro e 13 de dezembro.

- No dia da primeira missa, se o que usa o escapulário é sacerdote;

- Duas vezes no mês, em dia à escolha da pessoa.

Como observaram esse Escapulário o mesmo desfruta de imensos privilégios reconhecidos pelo nosso Magistério, portanto estamos querendo retomar a utilização e propagação desse Sacramental. Para que isso seja possível estamos solicitando que TODOS que lerem esse e-mail, assumam de fato seu amor filial por Maria e procedam da seguinte forma:

- Repassem esse artigo para os seus contatos, pois quanto maior o número de assinaturas e mensagens maior o nosso sinal de clamor e Devoção;

- Iniciem oração profunda pelo nosso país e nossas Arquidioceses, para que Nossa Senhora Imaculada Conceição interceda por esse país que está à beira do caos;

- E o terceiro procedimento deve ser que enviem uma mensagem de apelo para esse e-mail: acpxii@..., essas mensagens serão agrupadas até o dia 8 de dezembro de 2011 dia de Nossa Senhora Imaculada. Essas mensagens devem conter um pedido aos Bispos para a retomada e defesa da utilização desse Sacramental, um e-mail para contato e as assinaturas de quem envias, pedimos também que a cidade seja informada e caso na sua cidade tenha uma Igreja com o título desse Dogma de fé (Imaculada Conceição) informe também, pois vamos pedir para que TODA A IGREJA COM ESSE TÍTULO seja de fato uma divulgadora desse Sacramental! Salientamos que podem ser enviadas mensagens em nome de grupos, famílias, namorados, individuais, etc.

Essas mensagens de apelo ao nosso Clero serão enviadas aos Bispos competentes e caso seja necessário a mesma será enviada como apelo a nossa Santa Sé.

Portanto acredito que seja fundamental a real participação de todos que estão recebendo esse e-mail, pois será de fato uma vitória contra as artimanhas da serpente, sermos possuidores de tal sacramental.

Contamos como escravos de Maria, que vocês ajudem-nos a construir uma sociedade de fato Mariana!

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino