.

Nossa Senhora não mandou rezar os Mistérios Luminosos, por isso não rezo!


Não é novidade nenhuma que em território brasileiro o blog mais lido na categoria da divulgação do catolicismo tradicional é o Apostolado Tradição em foco com Roma. Nem se somar o total de visualizações de blogs tradicionalistas chegam a um terço da alta audiência que este site tem tanto Brasil como mundo afora. Sinto muito se não te agradou mas é fato. E contra fatos não há argumentos.

Falando em terço, observamos em uma fanpage do facebook uma nota com a falácia de que não rezam os Mistérios Luminosos do terço, estabelecidos pelo Papa João Paulo II, com a prerrogativa de que não foi mandado pela Virgem Maria. Mas ora, qual foi o mistério que a Virgem mandou rezar? Nenhum! 
..
Os mistérios não vieram junto com a revelação a são Domingo foi um desenvolvimento pastoral da Igreja para a contemplação. Em 1480 se rezava um mistério para cada Ave Maria, depois se reduziu isso para 5, 1 para cada 10 Ave Maria.
.
Ou seja, não tem nada haver com Nossa Senhora não mandou, ela não mandou nada de mistérios, falou apenas para rezar o rosário e pronto. Os mistérios tiveram desenvolvimento teológico. O termo mistério só foi usado em 1521 por outro dominicano chamado Alberto de Costello. Só em 1569, o Papa São Pio V publicou uma bula que é muitas vezes chamada de Carta Magna do Rosário, Consueverent Romanos Pontifices. O Papa São Pio V estabeleceu formalmente a forma de oração que haviam vindo a desenvolver há séculos e padronizado a 15 Gozosos, Dolorosos e Mistérios Gloriosos que conhecemos hoje.
.
O apedeuta que fez este negócio ai de A Virgem Maria não mandou, tem que calar a boca, por que quem estabeleceu isso foi São Pio V. 
.
Por que é que São Pio V tinha autoridade para fazer 3 mistérios e o Beato João Paulo II não para fazer UM?
.
São Pio V disse:  
.
Interposto com estas orações estão certas meditações manifestando toda a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, completando assim o método de oração concebido pelo pelos Padres da Santa Igreja Romana. 
.
Se não rezam os luminosos porque Maria não mandou, vão ficar sem rezar todo o Rosário, porque ela não mandou nenhum Mistério. 

Argumento Trad: Em Fátima Nossa Senhora ordenou que se rezasse o Saltério da Virgem. Isso porque há 150 salmos, mesmíssimo número de Ave Marias presentes na devoção tradicional do rosário. 
.
Ora, com o acréscimo do Mistério Luminosos a conta não bate: deixa de ser Saltério da Virgem e passa a contabilizar 200 Ave Marias. 
.
Como Nossa Senhora pediu que se rezasse o rosário em Fátima mas não alertou nada sobre acréscimos posteriores, não é de todo absurdo a postagem que diz: A Virgem Maria não mandou.



Em tempo, deve se ressaltar que a devoção do rosário com o acréscimo dos Mistérios Luminosos foi apenas sugerida por João Paulo II aos fiéis, não é nenhuma ordenança cuja não observação faz com que o fiel se torne rebelde. 
.
A objeção 1ª é esta: 1/3 diferente de 1/4. Nossa Senhora pediu o terço, não o quarto.
;
A objeção 2ª é esta: Nossa Senhora falou em Saltério para São Domingos de Gusmão. Saltério igual 150, não 200. 
.
Seguramente Nossa Senhora não se apegou a formalidade da palavra, mas ao conteúdo da reza. O Papa João Paulo II tinha total poder para acrescentar o que bem entendesse. 
.
No tempo de São Domingos mesmo a Ave-Maria tal qual conhecemos hoje não estava completa. Se é para excluir todo gradual progresso... Ninguém nunca poderia rezar o terço. As meditações para cada dezena e as combinações são posteriores.  
.
Outra coisa é que SIM, são rebeldes que não quer aceitar a recomendação de João Paulo II, porque não se rejeita uma recomendação de um Papa, só porque não foi obrigação, com a justificativa que ele só recomendou. Tudo bem que quem não queira não reze, mas ele teria poder de substituir até mesmo os mistérios gozosos pelos luminosos caso ele assim entendesse, já que isso é apenas regra pastoral, não tem nada haver com a Revelação. 
.
Outra coisa a se notar é que fica se entendendo que ele ordernou 50 a mais enquanto Maria ordernou apenas 150, mas por ora por que não se entende: 150 + 1/3? Ou seja 3/3 + 1/3 para uma melhor devoção? 
.
Sempre tem que se levar a coisa para o lado criminal do Papa, nunca se prezam em levar de bom grado o que Pedro diz. 
.
A mesma alegação poderia ser feita por alguém na época de São Pio V porque Maria não havia revelado nada. Se for a alegação de Fátima, apenas recomenda aquilo que estava em vigor e fora ordenado pastoralmente pelo Papa, não tem nada haver com a Revelação dela a são Domingos. Ela não ia falar de um mistério que nenhum Papa ainda havia ordenado.  

Na Bula de São Pio V, ele diz que os mistérios foram criação dos papas para melhor contemplar em meio a oração que a Virgem revelou, os mistérios foram criação dos papas, ação pastoral para o terço não ser somente a recitação da oração, mas também um momento de contemplação da vida de Cristo.
.
Assim como São Pio V teve autoridade para fazer isso, o Beato João Paulo II tinha a dele para sugerir um mistério a mais, não mudando o terço para 200, mas sim falando que eram para ser os 150 e mais um terço para também a contemplação de outra parte da vida de Cristo. 
.
A revelação a São Domingos foi apenas de se rezar Ave Maria segundo o Saltério dos monges. O desenvolvimento foi posterior. Maria Santíssima revelou a São Domingos apenas a recitação das 150 Ave Marias para converter os albigenes, o resto do Rosário foi desenvolvimento da Igreja e dos Papas.
.
O nome mistério só foi introduzido no terço em 1521 por outro monge dominicano. E em 1569 São Pio V formaliza a forma de se rezar o Rosário. 
.
O texto da FSSPX é totalmente temerário, ficam dizendo que o Papa introduziu algo de mente modernista, triunfalista. 
.
Se o modernismo é heresia, e o Papa introduziu algo de mente modernista ou seja advindo da mente herética, indica que o Papa é herege, se é herege não é Papa.  
.
Não sei por que essa gente insiste em dizer que aceita um Papa e ao mesmo tempo dizer que o Papa está ensinando heresias modernistas. 

.
Vou começar a tomar umas cachaças para ver se eu entendo a argumentação dessa gente.
.
Argumento Trad: Não quero aqui entrar na questão acerca da conveniência ou não do acréscimo dos Mistérios Luminosos, mas sim focar na questão proposta pela postagem inicial dessa conversa: Porque a Virgem Maria não mandou. 
.
Equivocadamente se pensou aqui que essa observação da postagem refere-se a revelação feita pela Santíssima Virgem a S. Domingos, quando na verdade, remete ao que foi revelado por Nossa Senhora de Fátima. 
.
Nessa ocasião, a Virgem Santíssima instrui o povo católico para que rezasse o Saltério da Virgem. Essa alusão aos salmos bíblicos se deve porque assim como as o número de salmos são 150, também o número de Ave Marias rezadas no rosário tradicional coincidem com essa quantidade.


Quero ressaltar o ensinamento de Nossa Senhora de que a devoção ao Rosário, tal qual era conhecido e feito na época da aparição aos três pastorinhos, seria suficiente para aplacar o desgosto que os pecados causam a Cristo.

Ora, se a Virgem ensinou que a devoção do rosário era suficiente e não fez nenhum alerta sobre necessidade de um acréscimo a ele - tendo sido, inclusive, bem específica em relação ao número de Ave Marias rezadas na devoção, qual seja, 150 (Saltério da Virgem) -, por qual motivo esse acréscimo deveria ser estritamente observado?

Absolutamente nenhum! E o próprio papa João Paulo II fez questão de esclarecer que os chamados Mistérios Luminosos são apenas uma possibilidade de serem observadas ou não pelo fiel católico.

Com isso se responde a algumas perguntas: 

1- Não observar os Mistérios Luminosos é um ato de rebeldia? RESPOSTA: Não, pois ninguém está obrigado a observá-los, ainda mais quando se sabe por parte da Virgem Santíssima de que o rosário tradicional, rezado devotamente, é suficiente para se alcançar os fins a que eles se propõe.

2- Isso significa que aqueles que não observam os Mistérios Luminosos os consideram errôneos? REPOSTA: Não, considera apenas desnecessários. Caso alguém tenha interesse, que o faça. Apenas saiba que a sua observância não é obrigatória e muito menos requerida por Maria.

3- Os tradicionalistas consideram que quem observa os Mistérios Luminosos será recriminado por Deus? RESPOSTA: Não, a resposta segunda já é suficiente para entender isso.

***
No entanto, os colegas que advogam acerca da necessidade estrita da observância dos Mistérios Luminosos acabam por sugerir, ainda que indiretamente, que a devoção tradicional requerida pela Virgem seria insuficiente para os propósitos que ela prometeu serem alcançados pelo rosário.
.
Não cremos que alguém aqui esteja defendendo que a observância dos Mistérios Luminosos seja obrigatória. Eu mesmo não rezo. Conheço outros do grupo que também não. 
.
A observância não é obrigatória, ok. Mas um Papa pode acrescer e o fiel que se atrair pode recitá-los sem perigo. Pode ser importante para a devoção de outras pessoas.  
.
Os ditos católicos que fizeram essa demonização é contra a recitação dos Mistérios Luminosos, não aceitam a possibilidade que argumento grifado acima. Poderia citar muitos nomes de trads que são absolutamente contra a reza. Nossa Senhora não estaria se importando com essas questões matemáticas, certamente. Além disso, não lembrava que Ela falou em Saltério em Fátima... Mas pergunto: até Fátima ninguém poderia rezar com os mistérios que foram gradualmente inseridos, a Ave Maria completa, as divisões, etc? Ué, pois no tempo de São Domingos tudo isso não estava fechado. A simples resposta "porque Nossa Senhora não mandou" perde todo o seu valor nesse sentido. Até porque esses trads tentaram atacar o acréscimo. Ninguém tem que ver com a devoção particular deles, não haveria motivo para deixar isso em público num fanpage trad, se não fosse para arrumar contenda.  
.
Não podemos cair em nenhum dos extremos. Rezá-lo é facultativo, ponto. Quem rezá-lo não estará errando... Quem não rezar, também não. Mas se não rezar para com isso dar entender que o Papa vai contra Nossa Senhora aí é rebeldia, sim.
;;
Ninguém está falando que é obrigatório rezar, estamos falando que não é permitido se fazer proselitismo CONTRA a oração dos luminosos como a fanpage faz. Porque foi orientação do Papa. Eles não estão simplesmente falando de Fátima, estão pregando contra dizendo que é modernismo que tem que ser rejeitado. 
.
Existe algum problema em se rezar 50 Ave Marias a mais? Maria vai ficar decepcionada por 50 a mais? Me desculpe, mas esta argumentação de quantidade nada mais é do que um pretexto para rebeldia, queria ver se o Papa substituísse algum dos outros mistérios pelos luminosos para dar a conta exata, qual seria a argumentação... 
.
Argumentos  Trad: Se os Mistérios Luminosos não são de observância obrigatória - como vocês mesmos reconhecem -, por qual motivo vocês se ofendem com aqueles que expõem suas razões para não observá-los? 
.
Acerca da questão central do post, qual seja, Porque Maria não mandou, já se explicou que essa razão de fato procede, tendo em vista que na aparição de Fátima Nossa Senhora pediu que se rezasse o rosário tradicional sem o acréscimo dos chamados Mistérios Luminosos. 
.
Fazer longas considerações acerca do carácter mutável dessa devoção ao longo dos séculos, querendo com isso justificar a conveniência da observação dos Mistérios Luminosos, não é nada mais do que confetes e purpurinas, porque isso simplesmente não tem relevância nenhuma para a questão que está se discutindo. Não importa se a observância dos mistérios existem e são os mesmos desde sempre, o que verdadeiramente importa é que quando Nossa Senhora pediu que rezemos o rosário em Fátima, para com isso aplacar o desgosto que os pecados causavam em Nosso Senhor, os mistérios luminosos não existiam.



Isto é, a devoção tradicional do rosário feita com verdadeira piedade, mesmo sem os chamados Mistérios Luminosos, já era suficiente para os propósitos que essa devoção se propõe: O Saltério da Virgem, isto é, o rosário com as 150 Ave Marias já bastam.

É evidente que seria absurdo considerar que alguém, por querer rezar um pouco a mais, estaria ofendendo a Nossa Senhora. É evidente que não. Caso essa pessoa o faça por seu amor em carinho a Maria e a Deus, certamente será de grande alegria no céu. No entanto, caso os Mistérios Luminosos sejam observados com intenção de complementar àquilo que Maria foi bem clara em dizer que era suficiente, não tenho dúvidas de que se trata de um erro tremendo.

***
Outra observação que seria pertinente, embora não tenha relação direta com a questão, é o julgamento que se está fazendo com os tradicionais. Vocês estão sendo muito rigorosos com pessoas que, por prudência e não por vaidade, preferem apegar-se àquilo que sabidamente é suficiente para a santificação ao invés de adotarem novidades em uma época que, ninguém vai negar, prefere o contemporâneo em detrimento do eterno.

Tenham mais cuidado ao proferiram juízo de valor sobre pessoas (sobretudo aquele que defendem o que a Igreja sempre ensinou) porque, todos sabem, seremos julgados com o mesmo rigor.
.
Ofende-nos expôr 'razões' para meter goela abaixo de todos. Aliás, o criador da fanpage em questão usa como base um artigo publicado no site da FSSPX chamado Quatro razões para se rejeitar o novo Rosário. Eles não estão aceitando essa sua possibilidade de rezar se assim desejar, eles não querem de maneira alguma. Você sai em defesa deles sem ter lido o que publicaram pelo o que parece. Sua frase Caso essa pessoa o faça por seu amor em carinho a Maria e a Deus, certamente será de grande alegria no céu. não combina com o pensamento do criador da fanpage. 

Outra coisa, quando Nossa Senhora entregou a divulgação do Saltério para São Domingos não havia várias coisas que vivia a completá-lo posteriormente. Daí esse negócio deNossa Senhora não mandou em Fátima não ter grabde importância... Sério? E daí? De São Domingos à Fátima teve muitíssimas mudanças (aí Nossa Senhora não mandou), agora com João Paulo II também o Rosário teve adicionais, não obrigatórios, mas teve... Tudo bem, não achar necessário... mas sem essa de dizer NÃO para a forma de espiritalidade dos outros. 
.
Também não vem com essa que vocês são os tradicionais e nós não, vai se catar!
.
Até porque você está trazendo uma posição que difere da página que estamos rebatendo. 
.

P.s1: Porque Nossa Senhora não mandou em Fátima, apesar de ser real, continua sendo um motivo idiota para querer coibir a reza dos outros, pois para São Domingos não foi ordenado várias coisas que adiante seriam integradas.
;
Estão fazendo proselitismo CONTRA O MISTÉRIO e não simplesmente justificando que não rezam. 
;;
Uma coisa é você optar por não rezar, outra coisa totalmente diferente é ficar FAZENDO PROSELITISMO CONTRA.  
;
Ou você aceita de bom grado o que o Beato João Paulo II sugeriu, mesmo que não reze, ou se rejeita dizendo que é modernismo, ou uma coisa ou outra. A traição caótica rejeita e diz que é modernismo: 
;
Estes novos mistérios com uma “consistência cristológica” diminuem o caráter mariano do Rosário, obscurecendo com um só golpe o lugar único que ocupa Maria no plano da Redenção 
.
Eu não sabia que falar de Cristo obscurecia Maria, como que Maria fica apagada no Rosário se falar de Cristo. 
.
Porque Nossa Senhora não mandou para S. Domingos os acréscimos vou criar uma imagem contra Pio V para não rezar os mistérios da forma dele. Tbm vou tirar a versão pós-tridentina da Ave-Maria, pois não existia, ué.  
.
Segundo os propósitos de Nossa Senhora seria suficiente aquilo que Ela recomendou para S. Domingos como arma [que] se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo”. 
.
Trad-rads não tem mais respostas, agora estão indo para a lógica matemática para dizer que não se pode rezar mais 50 ave Marias, só pode 150.  
.
Agora querem limitar a quantidade de Ave Marias. 
.
Mas se o problema é matemático o que João Paulo II sugeriu foi, mais ou menos assim: 
.
3/3 + 1/3 (Este último para uma devoção sugerida por ele).
.
Se a justificativa para chiar quanto a questão do terço for a conta, deve ser por que o Papa fez foi teologia, não matemática.
.


PARA CITAR ESTE ARTIGO:

Nossa Senhora não mandou rezar os Mistérios Luminosos, por isso não rezo! Rafael Rodrigues, Nelson Sarmento 09/2013 Tradição em Foco com Roma.

Grupo Tradição - Vaticano II acesse:
http://migre.me/f52mT
.

CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS: 

tradicaoemfococomroma@hotmail.com

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino