.

A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo (2ª Parte, Seção 1, Tópico 10)


“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.

SEGUNDA PARTE: O HOMEM PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE VOLTAR

PRIMEIRA SEÇÃO: NOÇÕES GERAIS ACERCA DO MODO COMO O HOMEM TEM DE VOLTAR A DEUS

X. DAS BEM-AVENTURANÇAS E FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO, RESULTANTES DOS DONS E VIRTUDES

O homem, adornado com as virtudes e os dons do Espírito Santo, possui tudo o que de sua parte necessita para levar uma vida perfeita na ordem sobrenatural?
Sim.

Podemos dizer que a sua vida, neste caso, é na terra já o começo da que depois há de levar no céu?
Sim; e em atenção a isso falamos, neste mundo de bem-aventuranças e dos frutos do Espírito.

O que entendeis por bem-aventuranças?
Os atos das virtudes e dos dons, conforme as enumerou Jesus Cristo, como consta do Evangelho, que, por sua presença na alma, ou pelos merecimentos que em sua virtude entesoura, são como uma antecipação e um penhor da vida eterna (LXIX, 1).

O que entendeis por frutos do Espírito Santo?
As boas ações da ordem sobrenatural, que realizadas sob inspiração do Espírito Santo, têm a virtude de produzir prazer e alegria quando se praticam (LXX, 2).

São distintas das bem-aventuranças?
Distingamos: enquanto significam o bem supremo do homem, não; porque neste sentido se confundem com o fruto por excelência, que é a bem-aventurança celestial. Pela mesma razão, podem se identificar com as bem-aventuranças aqui na terra. Porém, distinguissem em que as bem-aventuranças são obras excelentes e perfeitas, e ao fruto lhe basta a razão de obra boa, sem ser perfeita (LXX, 2).

Quais são as bem-aventuranças e qual é a sua recompensa?
São as seguintes: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino do céu. Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (LXIX, 2-4).

Quais são os frutos do Espírito Santo?
Caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, longanimidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (LXX, 3).

De onde consta a sua existência?
Da Epístola de S. Paulo aos Gálatas (V, 22, 23).

Onde se enumeram as bem-aventuranças?
A enumeração completa lê-se em São Mateus (V, 3-13). É outro, embora incompleta, em São Lucas (VI, 20-22).

Consigna São Mateus, e reproduz São Lucas outra bem-aventurança, que seria a oitava?
Sim; e é a bem-aventurança daqueles que sofrem perseguição por amor à justiça, porém, põe-se a modo de resumo e conclusão das sete anteriores, nas quais está incluída (LXXXIX, 3, ad 5).

Há, neste mundo, alguma coisa mais proveitosa para o homem do que o exercício assíduo dos dons e virtudes conducentes às bem-aventuranças e frutos do Espírito Santo?
Não.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino