“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
SEGUNDA PARTE: O HOMEM PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE VOLTAR
PRIMEIRA SEÇÃO: NOÇÕES GERAIS ACERCA DO MODO COMO O HOMEM TEM DE VOLTAR A DEUS
X. DAS BEM-AVENTURANÇAS E FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO, RESULTANTES DOS DONS E VIRTUDES
O homem, adornado com as virtudes e os dons do Espírito Santo, possui tudo o que de sua parte necessita para levar uma vida perfeita na ordem sobrenatural?
Sim.
Podemos dizer que a sua vida, neste caso, é na terra já o começo da que depois há de levar no céu?
Sim; e em atenção a isso falamos, neste mundo de bem-aventuranças e dos frutos do Espírito.
O que entendeis por bem-aventuranças?
Os atos das virtudes e dos dons, conforme as enumerou Jesus Cristo, como consta do Evangelho, que, por sua presença na alma, ou pelos merecimentos que em sua virtude entesoura, são como uma antecipação e um penhor da vida eterna (LXIX, 1).
O que entendeis por frutos do Espírito Santo?
As boas ações da ordem sobrenatural, que realizadas sob inspiração do Espírito Santo, têm a virtude de produzir prazer e alegria quando se praticam (LXX, 2).
São distintas das bem-aventuranças?
Distingamos: enquanto significam o bem supremo do homem, não; porque neste sentido se confundem com o fruto por excelência, que é a bem-aventurança celestial. Pela mesma razão, podem se identificar com as bem-aventuranças aqui na terra. Porém, distinguissem em que as bem-aventuranças são obras excelentes e perfeitas, e ao fruto lhe basta a razão de obra boa, sem ser perfeita (LXX, 2).
Quais são as bem-aventuranças e qual é a sua recompensa?
São as seguintes: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino do céu. Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (LXIX, 2-4).
Quais são os frutos do Espírito Santo?
Caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, longanimidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (LXX, 3).
De onde consta a sua existência?
Da Epístola de S. Paulo aos Gálatas (V, 22, 23).
Onde se enumeram as bem-aventuranças?
A enumeração completa lê-se em São Mateus (V, 3-13). É outro, embora incompleta, em São Lucas (VI, 20-22).
Consigna São Mateus, e reproduz São Lucas outra bem-aventurança, que seria a oitava?
Sim; e é a bem-aventurança daqueles que sofrem perseguição por amor à justiça, porém, põe-se a modo de resumo e conclusão das sete anteriores, nas quais está incluída (LXXXIX, 3, ad 5).
Há, neste mundo, alguma coisa mais proveitosa para o homem do que o exercício assíduo dos dons e virtudes conducentes às bem-aventuranças e frutos do Espírito Santo?
Não.