“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data doinício da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
SEGUNDA PARTE: O HOMEM PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE VOLTAR
SEGUNDA SEÇÃO: ESTUDO CONCRETO DOS MEIOS QUE O HOMEM DEVE EMPREGAR PARA VOLTAR PARA DEUS
IV. PRECEITOS CONCERNENTES À FÉ – O ENSINO CATEQUÉTICO E A SUMA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO.
Existem na lei divina preceitos concernentes à fé?
Sim;e particularmente na nova lei (XVI, 1, 2).
Por que dizeis particularmente na nova lei?
Porque a Antiga não mandava crer os dogmas em concreto, uma vez que não foi vontade de Deus expô-los ao povo desta forma (XVI, 1).
Por que não se exigiu do povo judeu conhecimento e fé explícita dos mistérios em concreto, ou pelo menos dos principais, o da Trindade e da Encarnação, como agora se exige de todos os homens?
Porque o mistério da Encarnação não existia no Antigo Testamento, senão em sua figura e promessa, e estava a Jesus Cristo a missão de revelá-lo juntamente com o da SantíssimaTrindade.
Portanto, os fiéis da antiga lei estavam obrigados a crer em que coisas?
Explicitamente, nada em particular, nem em concreto dos dois grandes mistérios; implicitamente, tudo já que acreditavam na grandeza inefável de Deus, e confiavam nas suas divinas promessas (XVI, 1).
Isso foi o suficiente para que seus atos de fé fossem atos de virtude sobrenatural?
Sim.
É a nossa fé mais completa e perfeita que a dos judeus?
Sim.
Em que consiste esta superioridade?
Em que a eles apenas foi dado um entrever de uma maneira vaga e simbólica os mistérios sobrenaturais da glória, que a nós, ainda que velados e entre sombras, expressamente se nos declaram.
Estamos obrigados a meditar neles frequentemente e a exercitar-nos em penetrar o mais recôndito do seu sentido, mediante os dons do Espírito Santo?
Sim; e com o fim de facilitar-nos o cumprimento desta obrigação, a Igreja emprega todo zelo e diligência em ensinar aos fiéis as verdades da fé.
Qual o método que a Igreja emprega ordinariamente?
O de ensinar o Catecismo.
Logo, todos os fiéis têm a obrigação de aprender o Catecismo, na medida em que lhes permitam as suas faculdades?
Sim.
O Catecismo tem importância e autoridade especiais?
Sim, porque é uma iniciação no estudo e conhecimento das mais sublimes e deslumbradoras verdades da ordem sobrenatural.
Quem exerce omagistério catequético?
A Igreja, por intermédio dos seus maiores gênios e doutores.
Podemos dizer que o ensino do Catecismo é fruto de dons do Espírito Santo, na Igreja de Deus?
Sim, porque no fundo se resume a fornecer aos fiéis, com maior ou menor extensão, o fruto mais apreciado e maravilhoso dos dons do Espírito Santo, a Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino.
A Suma Teológica tem grande e especialíssima autoridade na Igreja de Cristo?
Sim,a Igreja exige a que todos os que ensinam em seu nome a obrigação de inspirar-se nela e ensinar as suas doutrinas (Código, cânones 589, 1366).
É, portanto, digno de maior estima o trabalho dos que a este ensino se dedicam?
Sim, porque é o meio mais seguro para que ninguém se desvie do que ensina a fé e do que exige a razão.

