O advento do novo Catecismo da Igreja Catecismo da Igreja Católica levou o Catecismo Romano à caducidade?
Ambos os catecismos contém a mesma doutrina, a diferença é a linguagem e talvez um pouco a ordem com que os temas são tratados. Alguns temas (especialmente os mais atuais) são tratados de forma melhor no novo catecismo, enquanto outros assuntos me parecem ser melhores abordados no antigo. É tudo uma questão de preferência, ambos são válidos e perfeitamente católicos. Eu recomendo que se use os dois, bem como o Catecismo de S. Pio X e o Compêndio de Bento XVI.
Após as versões anteriores mais importantes e as oportunas correções, o texto ganhou a versão final latina.Ambos os catecismos contém a mesma doutrina, a diferença é a linguagem e talvez um pouco a ordem com que os temas são tratados. Alguns temas (especialmente os mais atuais) são tratados de forma melhor no novo catecismo, enquanto outros assuntos me parecem ser melhores abordados no antigo. É tudo uma questão de preferência, ambos são válidos e perfeitamente católicos. Eu recomendo que se use os dois, bem como o Catecismo de S. Pio X e o Compêndio de Bento XVI.
O PAPA JOÃO PAULO II assina e diz no próprio catecismo que: "É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA a publicação da edição típica latina do Catecismo da Igreja Católica, que é por mim aprovada e promulgada com esta Carta Apostólica e que, assim, se torna o texto definitivo do mencionado Catecismo. Isto ocorre a cerca de 5 anos desde a Constituição Apostólica Fidei depositum, de 11 de Outubro de 1992, que acompanhou, no trigésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, a publicação do primeiro texto, em língua francesa, do Catecismo
O Papa se refere ao texto definitivo do Catecismo da Igreja Católica em seu texto latino, pois antes era uma versão francesa oficiosa, eu tinha esta versão traduzida pro português e havia algumas diferenças para a atual versão oficial. O Papa não se referia aos outros Catecismos, Romano, Pio X., etc.
Isso não significa que os demais catecismos tenham ficado obsoletos. Hermenêutica da continuidade.