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A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo (2ª Parte, Seção 2, Tópico 7)


“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.

SEGUNDA PARTE: O HOMEM PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE VOLTAR

SEGUNDA SEÇÃO: ESTUDO CONCRETO DOS MEIOS QUE O HOMEM DEVE EMPREGAR PARA VOLTAR PARA DEUS

VII. DOS PRECEITOS RELATIVOS À ESPERANÇA

Existe algum preceito na lei divina relativo à virtude da Esperança ou ao dom do temor?

Sim, ainda que, como os relativos à fé, têm em seus princípios um caráter especial que os distingue dos propriamente chamados mandamentos da lei de Deus (XXII, 1, 2).

Que caráter ou forma têm os preceitos da Fé e Esperança considerados como preâmbulo da lei?

Que não se deram com caráter de preceitos; os da fé deram-se em forma de enunciados, e os de esperança e temor em forma de promessas e ameaças (ibid.).

Por que se deram deste modo?

Porque eram destinados a preparar convenientemente os homens para receber com fruto os mandamentos (ibid.).

Por que razão?

Porque, antes de promulgar a lei, era necessário, primeiramente, que o homem reconhecesse e acatasse o seu Autor, e que, depois, se lhe propusesse o quadro de recompensas e castigos como incentivo para observá-la; o primeiro se conseguiu mediante os preceitos relativos à fé, o segundo mediante os relativos à esperança e temor. (ibid.).

Quais são os que propriamente constituem a substância da lei?

Suposta a preparação de que falamos, os que dão regras para ordenar e governar a vida, especialmente no que diz respeito à virtude da Justiça.

Então, são os mesmos que formam o Decálogo?

Sim.

Os preceitos relativos à fé e à esperança fazem parte do Decálogo?

Propriamente, não, pois o seu objeto primeiro foi o de preparar os homens para o advento e promulgação do Decálogo, se bem que, mais tarde, quando Jesus e os Apóstolos explicaram e ampliaram a lei, tomaram, às vezes, a forma de conselhos e, não raro, de preceitos formais complementares (XXII, 1, ad 2).

Existe, portanto, coisa mais necessária, ou rigorosamente preceituada do que a submissão absoluta do espírito a Deus por meio da fé, e o ato de esperança, baseado nos auxílios divinos?

Não.

Existe alguma virtude especial, cuja missão seja converter a vida da alma em vida sobrenatural,e merecedora do próprio Deus, como um prêmio?

Sim, a virtude da Caridade.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino