Esse novo coletivo, agora da direita, é tão insuportável quanto o da esquerda, ou mais. É uma afetação de superioridade monstruosa aliada a uma ignorância total.
Conservantes são aditivos alimentares, ou outras substâncias que previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos e formulações farmacêuticas por fungos, bactérias, e outros microorganismos. Mesmo diante de um produto industrializado intragável ao paladar, o conservante o mantém *puro* por um determinado tempo. Será que os conservadores estão usando de sua filosofia para manter limpo suas atitudes externas?
Nos anos 90 o Olavo escreveu uns 4 ou 5 artigos contra a Doutrina Social da Igreja, por influência liberais que ele tinha na época, e hoje é raro você encontrar um desses supostos conservadores que não digam que a DSI é socialista e um erro da Igreja, sem jamais ter lido nada, claro.
“Daí a contradição grosseira das doutrinas sociais da Igreja, que, celebrando da boca para fora a livre iniciativa em matéria econômica, continuam a condenar o capitalismo liberal como um regime baseado no individualismo egoísta, e terminam por favorecer o socialismo” Capitalismo e Cristianismo
Acham todo mundo analfabeto, com exceção deles próprios, que, é claro, são exatamente analfabetos parciais.
.
Meninas malvadas - filme que mostra um grupo de amigas unidas por um ideal: serem populares do colégio, mas se odeiam e disputam entre si quem seria a melhor.
Então, umas das coisas que mais irrita nessa modinha conservadora, é que eles são exatamente iguais aos esquerdistas, mas com o sinal troado. Veja, se na esquerda as condutas sociais são pautadas pelo politicamente correto, que é uma moral artificial, hipócrita, opressiva, e baseada em uma moral cristã desprendida de toda espiritualidade e pervertida como joguete nas mãos da política neomarxista, agora na direita há também um código de condutas sociais, que é o politicamente INcorreto, que de forma alguma é algo autentico que rejeite o politicamente correto, mas algo artificiosíssimo, baseado em tornar positivo o que a esquerda diz ser negativo, em negativo o que a esquerda diz ser positivo, em virtude o que a esquerda diz ser pecado, e em pecado o que a esquerda diz ser virtude.
Contra a ideologia feminista, esses conservadores não respondem com um antissexismo e com a Sã Doutrina, mas resgatam e radicalizam o machismo. Contra a afetação do bom-mocismo do politicamente correto, eles forçam-se a serem desagradáveis possível, para eles não existe mais educação ou cavalheirismo, isso tudo virou politicamente correto, a moda mesmo é ser escroto, cara fechada, proferir uns 15 palavrões por frase. Para combater a histeria antitabagista, não simplesmente se apontou criticamente suas absurdidades, mas antes pregou o tabagismo feroz, e eu não digo isso por não gostar de cigarros. É incrível como quase todos fumam, e olham torto quem não fuma, já preparando uns palavrões contra. Contra as políticas econômicas socialistas, rebatem com o capitalismo mais desumano e imoral possível, defendendo o lucro empresarial acima de tudo, até mesmo em casos gritantes de situação criminosa. E ai de quem discorda dessa defesa anticatólica do liberalismo econômico -- e estou falando da ideologia liberal, não da defesa do livre-mercado -- imediatamente é chamado de comunista. Lembro até de recentemente ter entrado em discussão que discordei da postura de um sujeito que se dizia católico e admirador de Mises, então apontei a incompatibilidade entre a DSI e a doutrina pura de Mises, e contra isso ele não contra-argumentou, apenas me xingou de comunista, e mais, perguntei então se Chesterton também era comunista, nesse momento um outro sujeito me puxa e diz que sim, veja, ele nem sabia quem era Chesterton, e nem tinha lido a DSI, mas já tinha a forte convicção que era coisa de comuna.
Aliás, um traço marcante desses conservadores é que não são católicos, mas um tipo muito característico de seita que não está em comunhão em nada com a Igreja, que de acordo com eles é pouco mais que nada, mas tem um fetiche insano por se dizer católico. 95% dos conservadores que conheci, e foram centenas, não vão à Missa, praticam fornicação, são desagradáveis, não concordam com a Doutrina católica em quase nada, mas ainda assim se dizem católicos. Um exemplo é a questão econômica, eles são mais capitalistas que católicos, pois basta haver uma crítica moral ao capitalismo, que eles condenam a Igreja em defesa da ideologia. E mais, quando não ficam contra a Igreja, manipulam os ensinamentos para se adequarem aos que eles querem.
Não digo que seja culpa do Olavo, de fato nada do que há hoje estaria como está não fosse ele, e somos eternamente gratos. Mas a personagem grotesca que ele criou para apresentar o programa de rádio foi tomado com paixão por um bando de moleques que elevaram aquela figura grotesca ao panteão dos deuses. Já vi meninas muitíssimo católicas e conservadoras serem humilhadas por bandos de olavettes, simplesmente porque elas são educadas, não ficavam falando de pirocas de rinocerontes a todo momento.
Mas ao que tudo indica, ter um único ídolo não era o suficiente, eles não param de criar novos, e dos mais toscos possíveis. Lobão por décadas propagou não mais que subversão, drogas e sexo em suas músicas e suas condutas públicas, e de uma hora para outra, porque escreveu um livro com uma dúzia de críticas ao PT, virou herói nacional dos tais conservadores. Não digo que ele seja uma pessoa má, ou que não tenha mudado, mas é desproporcional essa devoção.
Uma outra menina aí ficou famosa porque é professora de história e deu uma aula sobre a semelhança entre nazismo e comunismo (aula aliás cheia de erros grotescos), mas foi criticada por comunas no facebook. Ela foi elevada ao hall dos mártires. E isso é um desrespeito total com os mártires. Pessoas que morreram pela Fé hoje são igualadas a pessoas mimadas que não aceitam críticas virtuais!
Outro é o caso de um sujeito que estudou USP, que a cada dez palavras uma é “meu c*” e outra “seu pinto”. Sujeito que se dizia “bi”, tinha um rolo com uma feminista militante do aborto. Aliás, até 6 meses haviam vários posts, twitadas e artigos contra os conservadores, a favor do aborto e contra o Olavo. Ele é um libertário, mas mais que isso ele é um ególatra, e quando viu que estava perdendo apoio pelas críticas ao Olavo, “virou” olavette, e agora caiu nas graças de todos e virou um semi-deus.
Lembro de certa vez que o Olavo lembrou de uma história de uma amigo jornalista demitido que estava doente, e ninguém tinha dinheiro para ajudá-lo, então o Olavo conhecia uns artistas, e acabou chegando até a Elza Soares, que fez um pedido de doação para ajudar o jornalista. No final da história ele disse que a Elza Soares ajudou o amigo dele até a morte, e concluiu a lembrança dizendo que a cantora era uma grande pessoa. Sabe o que aconteceu nos 15 minutos seguinte?! Várias pessoas no meu facebook postaram vídeos com canções da cantora, afirmando que ela era fenomenal, uma grande mulher, a maior artista da história brasileira etc.
Em resumo, o que é o conservador brasileiro?
.
.
Um garoto entre 17 e 25 anos, sem espiritualidade alguma mas que gosta de ser chamado de católico, viciado em palavrões, em cigarros, e que taxa e xinga de comunista quem discorda 1% dele.
Devido as defesa absolutas do Olavo aos judeus -- e já deixo claro que eu não sou nem antissemita nem contra o estado de Israel, muito pelo contrário --, os tais conservadores são sionistas malucos, mais até que os dispensionalistas evangélicos americanos. Para os conservadores a Igreja é cheia de erros, e fazem mais críticas que qualquer coisa contra ela, mas os judeus são maravilhosos, seres imaculados. Se algum dia você diz que eles estiveram ligados a alguma coisa maligna ou ruim, imediatamente eles te chamam de antissemita e dizem que não eram judeus mas traidores de judeus.
Por mais que sejam incontestáveis a participação de judeus em praticamente todas a heresias, e sua intenção desde o início em fagocitar e destruir a Igreja, no anticristianismo gritando do talmude, enfim, de nada os judeus são culpados. E se há um dia alguma questão que coloque a Igreja x judeus, certamente eles optam pelos judeus e por Israel. É defesa cega.
Também há um vaidade interna entre os conservadores virtuais. Um que ser mais f*** que o outro. E quando ambos discordam de um ponto, só falta se matar em público.
Esses dias um sábado inteiro, um pessoal ficou debatendo sobre a licitude de utilizar roupas vermelhas ou não. O PT destruindo o país, mas o conservadores se preocupando com a cor da roupa.
E assim são exatamente a imagem do conservador que a esquerda quer.
Veja, agora todos estão revoltados com o valor do play station, nada contra quem gosta, maaaaaaaaaaaaaaaaaas, é exatamente o estereótipo do riquinho mimado que a esquerda faz da direita.
Outra coisa insuportável é ver as críticas ao Bergoglio. Algumas sem fundamento algum. E pior, eles vão com mil palavrões e acusações contra Bergoglio, e se acham as santas catarinas do século XXI. Só gera contra-testemunho diante da esquerda e dos protestantes.
Seria o efeito Dunning-Kruger?
O Efeito Dunning-Kruger é o fenômeno que se manifesta na vida de indivíduos que acreditam sempre saber mais do que os outros, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem inevitavelmente a conclusões incorretas.
Isso é derivado de uma incompetência e ou incapacidade nata, que os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem do que chamamos de: Síndrome da superioridade ilusória...
O fenômeno foi demonstrado em uma série de experimentos realizados por Justin Kruger e David Dunning, ambos da Universidade de Cornell. Seus resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology em dezembro de 1999.
Kruger e Dunning perceberam que vários estudos anteriores sugeriam que em habilidades distintas como, interpretação de textos, operação de veículos motorizados, jogar xadrez ou tênis e etc., a ignorância, com mais frequência do que o conhecimento, gera uma falsa confiança.
Vamos falar em termos mais simples: Em muitos aspectos da vida, a ignorância, o desconhecimento sobre determinados assuntos, fará com que o indivíduo tenha a falsa sensação de ele sabe alguma coisa.
Certo, agora vão entender - Algumas pessoas tem a tendência de agir assim: Quanto mais desconhecem algo; mais julgam ser “doutores” no assunto.
Kruger e Dunning; com base nas habilidades típicas que os seres humanos possuem em maior ou menor grau, propuseram as seguintes hipóteses:
1 - Indivíduos incompetentes, tendem a superestimar seu próprio nível de habilidade.
2 - Indivíduos incompetentes, não conseguem reconhecer habilidades genuínas nos outros.
3 - Indivíduos incompetentes, não conseguem reconhecer o grau de sua falta de habilidade.
Kruger e Dunning testaram estas hipóteses em alunos do curso de Psicologia da Universidade de Cornell. Numa série de estudos, eles examinaram as auto-avaliações desses alunos sobre habilidades lógicas, habilidade gramatical e humor. Depois de confrontados com suas notas nos testes, pediu-se aos avaliados que novamente estimassem seu nível de habilidade.
Neste momento, o grupo que era realmente competente naquela determinada habilidade, estimou seu nível corretamente; enquanto o grupo incompetente na habilidade, superestimou sua própria avaliação.
Trocando em miúdos: Os que não tinham capacidade em determinada área, tiveram a tendência de achar que tinham. Enquanto isso, pessoas com real conhecimento tenderam a ser modestos, subestimando sua própria competência.
Estudos posteriores sugeriram que os indivíduos incompetentes melhoram seu nível de habilidade e sua capacidade de auto-avaliação perante os outros, depois que são confrontados repetidamente com sua incompetência.
Trazendo para o cotidiano:
Estimados e digníssimos leitores; vocês por acaso conhecem alguém que vive afirmando ser o melhor em tudo? Mesmo sendo um tremendo “zé ruela” ele se acha “o rei da carne seca”? Conhecem alguém desse jeito? Pois o autor deste artigo também conhece. Todos tem uma oportunidade de conhecer exemplos vivos de como é a síndrome da superioridade ilusória.
E a coisa não termina aqui: Como todos puderam ler; o efeito Dunning-Kruger não se restringe apenas a pessoas que se julgam melhores do que as outras. O fenômeno se expande para a completa incapacidade de se reconhecer talento/conhecimento nos outros.
E vocês amigos leitores? Como andam as vossas vidas? São capazes de reconhecer os próprios erros? Tem a capacidade de admitir que são incompetentes em determinados assuntos? Pelo menos vocês conseguem enxergar, reconhecer, as qualidades dos outros? Sim? Não? Se sim; parabéns; agora se não; procurem refletir sobre vossas vidas.
“Quando um sistema religioso é estilhaçado (como foi estilhaçado o cristianismo na Reforma), não são apenas os vícios que são liberados. Os vícios são, de fato, liberados, e eles circulam e causam dano. Mas as virtudes também são liberadas; e as virtudes circulam muito mais loucamente, e elas causam um dano mais terrível. O mundo moderno está cheio de velhas virtudes cristãs enlouquecidas. As virtudes enlouqueceram porque foram isoladas uma da outra e estão circulando sozinhas.” G. K. Chesterton