“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe.
Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o
estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista
que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é
formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de
agradável leitura.
SEGUNDA PARTE: O HOMEM
PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE VOLTAR
SEGUNDA SEÇÃO: ESTUDO CONCRETO DOS MEIOS QUE O HOMEM DEVE EMPREGAR PARA
VOLTAR PARA DEUS
XXVI. COMPONENTES DA VIRTUDE DA
JUSTIÇA: PRATICAR O BEM E EVITAR O MAL. — VÍCIOS OPOSTOS: A OMISSÃO OU
TRANSGRESSÃO
Podemos achar elementos constitutivos ou
partes integrantes da virtude da justiça, conforme fizemos ao falar da
prudência, prescindindo de suas diversas espécies?
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Sim; e se condensam neste
aforismo: pratica o bem e evita o mal (LXXIX, 1).
Por que não se distinguem estes dois
componentes nas outras virtudes morais?
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Porque, na fortaleza e
temperança, não fazer mal se identifica com a prática do bem; mas na virtude da
justiça, fazer bem consiste em estabelecer a igualdade jurídica com o nosso
próximo; e evitar o mal, em abster-nos de tudo o que possa destruir aquela
igualdade (Ibid.).
Como se chamam os pecados contra o primeiro
componente?
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Pecados de comissão ou transgressão (LXXIX, 3).
E os cometidos contra o segundo?
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Pecados de omissão (LXXIX, 2).
Quais são mais graves?
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Por natureza, os de omissão,
ainda que há omissões mais graves do que algumas transgressões. Assim, por
exemplo, falta mais grave é injuriar a alguém do que deixar de demonstrar-lhe o
devido respeito; porém, maior injúria comete quem falta ao respeito ou se nega
a prestar o devido acatamento a um superior de elevada hierarquia, sobre tudo
se o faz em público (pecado de omissão), do que quem desdenha ou ligeiramente
mortifica a um homem de categoria ínfima (pecado de comissão) (LXXXIX, 4).