.

10 Mandamentos: da Bíblia ou do Catecismo?


Por que os 10 mandamentos do Catecismo são diferentes de Êxodo 20,3-17 ?

A Igreja NÃO MODIFICOU OS MANDAMENTOS.

O que a Igreja nos ensina são Fórmulas Catequéticas.

Os protestantes numeram os artigos do decálogo como se cada versículo da perícope bíblica em que aparecem os mandamentos fosse um. Ou seja, nós, católicos, vemos a explanação dos mandamentos e extraímos os dez, sem necessariamente identificar cada versículo com um mandamento. Assim, os dois primeiros versículos (“amarás o Senhor, teu Deus...” e “não terás outros deuses diante de mim, nem farás imagem de escultura...”) são reunidos por nós como um só mandamento.

Santo Agostinho foi um dos primeiros a numerar os mandamentos dessa forma.

Todavia, os protestantes só usam a Bíblia e, por isso, eles acham que cada versículo é um mandamento. Assim, os dois primeiros versículos são mandamentos distintos. E, para fechar os dez, eles juntam outros, lá no fim, como se fossem um.

Isso gera uma lista distinta na posição dos mandamentos. O que para nós é o quinto, para eles é o sexto.

Os judeus, ortodoxos e católicos dividem diferentemente os mandamentos. Para os judeus, o primeiro mandamento resume-se na frase
Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da terra do Egito, da casa de servidão e o segundo Não terás outros deuses diante de mim. Para os ortodoxos e protestantes, o primeiro compõe-se dessas duas frases, mas não inclui a proibição de imagens esculpidas, que se constituiria no segundo mandamento. Consequentemente, o último mandamento é, para esses grupos, só Não cobiçarás, aliás, como também propõe a divisão judaica. Já os católicos, que se aproximam mais, em sua divisão, do texto de Deuteronômio do que o de Êxodo (Compare Ex 20 com Dt 5), seguem Santo Agostinho.


Na Suma Teológica, Santo Tomás expõe os motivos lógicos de se aceitar a divisão católica ou latina.

Os mandamentos são os mesmos que estão na Bíblia. Não se retirou nada. Apenas, para fins catequéticos, a divisão que a Igreja adota é a de Santo Agostinho.

A divisão dos hebreus é outra. Para eles, o primeiro mandamento consiste somente nas palavras:
Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do país do Egito, da casa de servidão.

A divisão da Igreja Ortodoxa é idêntica a dos protestantes calvinistas, com a separação do mandamento que proíbe o politeísmo e a idolatria, e a reunião dos dois mandamentos que proíbe cobiçar a mulher do próximo e as coisas alheias.

Já a divisão da Igreja Católica é idêntica a dos protestantes luteranos, com a reunião dos mandamentos que proíbem o politeísmo e a idolatria em um só, e a divisão do último em dois: um proibindo a cobiça à mulher do próximo e outro às coisas alheias.

Isto está no CIC:
 
O presente catecismo segue a divisão dos mandamentos estabelecida por Santo Agostinho e que se tornou tradicional na Igreja católica. É também a das confissões luteranas. Os padres gregos fizeram uma divisão um tanto diferente, que se encontra nas Igrejas ortodoxas e nas comunidades reformadas. (§ 2065)

A própria Biblia não enumera os Mandamentos. Não diz: 1)... 2)...

Então, como a Igreja sempre soube que eram Dez, procurou explicitá-los didaticamente em forma de Dez Mandamentos, vendo quais sentenças podiam ser agrupadas e/ou estendidas.

A própria divisão em versículos, que não resolve o problema, se deu muito depois, já em 1551 depois de Cristo.

Se notarem, há muito mais do que 10 sentenças nos textos de Êxodo e Deuternômio. Vejamos Êxodo 20:

1. Não terás outros deuses diante de minha face.

2. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.

3. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.

4. Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade,

5. Lembra-te de santificar o dia de sábado.

6. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.

7. Honra teu pai e tua mãe,

8. Não matarás.

9. Não cometerás adultério.

10. Não furtarás.

11. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

12. Não cobiçarás a casa do teu próximo;

13. não cobiçarás a mulher do teu próximo,

14. nem seu escravo,

15. nem sua escrava,

16. nem seu boi,

17. nem seu jumento,

18. nem nada do que lhe pertence.

Já em Deuteronômio 5, vejam as sentenças

1. Não terás outro deus diante de mim.

2. Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.

3. Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto,

4. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus;

5. Guardarás o dia do sábado e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus.

6. Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras; mas no sétimo dia, que é o repouso do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem teus animais, nem o estrangeiro que vive dentro de teus muros, para que o teu escravo e a tua serva descansem como tu.

7. Lembra-te de que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou. É por isso que o Senhor, teu Deus, te ordenou observasses o dia do sábado.

8. Honra teu pai e tua mãe,

9. Não matarás.

10. Não cometerás adultério.

11. Não furtarás.

12. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

13. Não cobiçarás a mulher de teu próximo.

14. Não cobiçarás sua casa,

15. nem seu campo,

16. nem seu escravo,

17. nem sua escrava,

18. nem seu boi,

19. nem seu jumento,

20. nem nada do que lhe pertence.

Vê-se, então, que a Divisão em Dez é meramente ditática e por associação. Exatamente o que Santo Agostinho fez (quando nem havia divisão em versículos). E os católicos sempre entenderam como a divisão mais adequada! 

.

PARA CITAR ESTE ARTIGO:

10 Mandamentos: da Bíblia ou do Catecismo?

David A Conceição, 05/2014 Tradição em Foco com Roma.

Grupo Tradição - Vaticano II acesse:


CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS: 

tradicaoemfococomroma@hotmail.com

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino