.

Os Simpsons critica o comunismo da China


Com seu humor ácido e um deboche sem limites com o comunismo, o episódio Goo Goo Gai Pan é uma divertida orientação da família amarela sobre essa ideologia ateia e maldita que só fez mal onde foi implantado. Sugestão para petistas e aos adeptos da Teologia da Libertação.

***

Principais características da China:
.
Um único partido: o PC da China 
.


Uma única versão da história: aquela imposta pela Rev. Cultural de Mao; Falta de liberdade individual; Inexistência da Democracia; Inexistência de cidadania; Inexistência de Sindicatos e organizações de estudantes e trabalhadores, inclusive de uma legislação pró-trabalhista; Propriedade do Estado (alguns poucos lugares são de particulares, mais ainda, de altos funcionários do Partido Comunista); Supressão da soberania de outras nações, como a Tibetana; Luta contra a religião e a livre expressão; Universidades e meios de comunicação estatais; Internet controlado pelo governo; Censura internacional; Controle da família e da natalidade.

A China têm o maior exército, mas não o melhor. A China têm o idioma mais falado, mas não o mais difundido. A China têm uma grande economia, mas está nem perto das mais desenvolvidas. A China não tem uma sociedade política-econômica que possa ameaçar qualquer coisa...

Mas está longe de ser a próxima potência? É que há um detalhe.

.
É o vazio de poder que se aproxima. Os Estados Unidos estão com os dias contados. O dólar é moeda extremamente frágil. Se as pessoas começarem a rejeitar pagamentos em dólar, a tendência é a moeda voltar para o seu país de origem e, então, bum! A inflação, junto com outros elementos conjunturais (e.g., dependência do petróleo externo), arrasa o país. Sobra Europa, que economicamente é razoavelmente unida (mas lembrar que Reino Unido não entrou na zona do Euro nem dá sinais de que queira fazê-lo). Mas politicamente não tem direção firme.

A ideia de uma Europa mais forte, com presidente e tudo o mais, esbarrou quando alguns países não referendaram o tratado de Nice. Militarmente também temos uma OTAN obsoleta, pois a guerra fria acabou. E, os franceses, teoricamente ainda membros da aliança militar, se retiraram dela há muitos anos. Com esse vazio de poder ainda acho que a China é a candidata com melhores condições. Ai do planeta! 

.

PC Maoísta e uma perspectiva de 60 milhões de mortos pelo Estado para sustentar o programa. Campos de trabalho forçado para quem é contra o sistema. Forte ideologização das massas por conteúdos selecionados pelo Estado. E, principalmente, inexistência da democracia!

Quanto a virar super potência há uma teoria que não pode ser descartada: Nenhum 
império vai a baixo sozinho. A desaceleração que está ocorrendo com a economia americana será sentida com o dobro de força em outras partes do mundo, principalmente nos países que dependeram da economia americana para fazer seu desenvolvimento industrial (países do terceiro mundo) e os que precisaram do aparate americano para se reestruturar (Europa e países da antiga URSS, vide Polônia e Geórgia, e Oriente Médio, principalmente Israel, Afeganistão e Iraque).  .

Vale lembrar que a U.E. não é totalmente independente dos EUA. Há tratados comerciais muito fortes sendo estabelecido em torno de cooperação econômica e tecnológica. E quanto a OTAN não a vejo morta não. A chanceller alemã Merkel acabou de aceitar o ingresso da Geórgia no Tratado.

Enfim, os EUA possuem aliados. Os que querem por livre arbítrio e os que devem por dívidas históricas. A China não possui aliado nenhum. Como um bom país comunista que é esteve fechado e, agora, aparentemente se abre. Quem tem acompanhado as coberturas políticas nas olimpíadas realizadas em 2008 entende que tipo de abertura é essa...

A China está cercada de inimigos. Não há nenhuma possibilidade de tratado internacional de cooperação além de alguns comerciais. Vai levar muito tempo para o império americano cair. E quando isso acontecer, todos sentiremos muito. 

.

A Igreja na China

O valoroso e heróico sacerdote chinês da Igreja clandestina ou subterrânea, Padre João Batista Luo foi aprisionado em 2010 pela polícia por haver organizado um acampamento para 300 jovens universitários, junto com outros 6 sacerdotes. Os sacerdotes depois de terem sido descobertos e advertidos por agentes policiais, reuniram os 300 jovens e os avisaram , dando a quem quisesse a oportunidade de abandonar o acampamento. Apenas 20 deles saíram , tendo os outros 280 permanecido com os sacerdotes. No dia seguinte, Padre Luo foi preso, pela polícia, por ter organizado encontro não permitido.

Declarou ele que 
se sente muito feliz por ter sido preso por dar testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo o exemplo dos Santos Mártires. Ele pertence á diocese subterrânea de Mindong , no Fujian , que tem cerca de 70 mil católicos, 50 sacerdotes , 96 freiras e 400 catequistas. O Bispo (clandestino) é o Exmo. Sr. Dom Vicente Huang Shoucheng , de 86 anos de idade. Existe também um outro Bispo da Igreja Oficial. A Igreja Patriota Chinesa é a oficial (cerca de 5 milhões).
.
Esta última é a única autorizada pelo governo e seus membros pertencem á Associação Patriótica Nacional (A.P.N.), controlada pelo PC e pelo governo chinês. Hoje em dia todos os Bispos, graças a Deus, estão em comunhão com o Santo Padre o Papa , que tem confirmado as nomeações feitas pelo governo. Os Bispos e sacerdotes chineses (digno de nota é que os sacerdotes são muito jovens , a maioria na casa dos 25 ao 40 anos de idade) têm dado mostras de grande heroísmo e de grande fidelidade ao Papa e à Santa Igreja.

Muitos Bispos e sacerdotes têm pago preços altíssimos por esta fidelidade, tendo sido presos, detidos em prisão domiciliar e sujeitos a interrogatórios e à vigilância 24 horas ao dia , por parte da polícia. Os Bispos quase todos, já passaram 5, 10, 15 ou 20 anos no cárcere, muitos condenados a trabalhos forçados.

Repete-se, porém o que dizia Tertuliano: 
O sangue dos Mártires é semente de novos cristãos
.
.
Depois da Segunda Guerra Mundial em 1948 o Núncio Apostólico na China, Mons. Riberi, foi expulso pelo governo comunista que rompeu as relações diplomáticas com a Santa Sé Apostólica. A partir desta expulsão começou uma feroz perseguição à Igreja, com prisões de quase todos os Bispos chineses, fechamento de seminários, expulsão de missionários, prisão de leigos e leigas.

Nestes anos houve a forte perseguição à Legio Mariae, com muitos legionários e legionárias sendo presos , torturados e mortos. Nos anos da revolução Cultural de Mao Tse Tung, houve sim a proibição legal e formal de qualquer religião, inclusive do Catolicismo.

No início dos anos 50 foi criada a Associação Patriótica para estabelecer um Igreja independente da Santa Sé Apostólica. Muitíssimos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas foram presos, torturados e mortos por quererem ser fiéis ao Papa.

Passados os anos tenebrosos da Revolução Cultural , o governo passou a abrandar a situação da Igreja, libertando sacerdotes, bispos e religiosas e permitindo a reabertura de paróquias, conventos e seminários, apoiando a chamada Igreja oficial, nomeando Bispos para as sedes vacantes e perseguindo a Igreja clandestina (ou subterrânea ).

.
#católiconãovotapt

.
PARA CITAR ESTE ARTIGO:

Os Simpsons critica o comunismo da China

David A Conceição, 08/2014 Tradição em Foco com Roma RJ.


Domine Iesu, quem velatum nunc aspicio, Oro, fiat illud, quod tam sitio, Ut te revelata cernes facie, Visu sim beatus tuae gloriae. Amem.
.
CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS:

tradicaoemfococomroma@hotmail.com

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino