Li um livro muito bom sobre os Padres do Deserto. Aquilo traumatiza qualquer católico hoje que acha a penitência simples às sextas um absurdo medieval.
Veja a de São Macário de Alexandria sobre os insetos. Página 125. E a mídia achando que rezar um tercinho com um cilício é coisa radical.
Há coisas desse tipo que eu conheço gente fazendo hoje. Carismáticos. Conheço uns carismáticos que vocês desacreditam nas penitências que eles fazem.
Não é todos, e não me refiro a padres cantores e do tipo. Mas aqueles carismáticos mais radicais. É o único lugar na Igreja onde eu conheço gente que reza o terço todo dia e faz penitência, sinceramente. Não conheço nenhum não-carismático que reze o terço diário.
Eu sei que tem gente se dedicando a evangelizar exclusivamente carismáticos. Porque o pessoal está vendo que é o único lugar onde se acha gente disposta a radicalidade católica.
Todo aquele emotivismo, emocionalismo babaca, tem servido para abrir as portas à isso.
Conheço umas comunidades carismáticas que por foto vocês nem saberiam que são carismáticos.
As moças todas de saia, de véu, assistindo a Missa tridentina. Aparentemente você acha que é um grupo tradicionalista, a diferença é que ninguém está com cara fechada, todo mundo sorrindo.
Tem uns carismáticos pilantras, das cantorias ridículas, que estão putos com isso. Estão reclamando que a RCC está se pervertendo em tradicionalismo.
É um fato curioso.
Tem um grupo da RCC em Presidente Prudente. Todos ali até ontem era só Xoriandra malucusazamai, hoje tem uns 70 bem comprometidos com radicalidade.
Eles têm algumas fotos das reuniões deles nas páginas pessoais, mas nada de página oficial na internet. Essa foto é inicial de um altar que eles tem no prédio de reuniões deles. Parecem carismáticos aí?
.
Viram as fotos das meninas? Se vestem como tradicionalistas, mas sem cara de gente frustrada. Elas, pasmem! Sorriem. Que coisa absurda.
E eles sofrem muita perseguição, mas também estão com bastante apoio. Padres não gostam deles, no geral, mas como muitos sabem que não são tradicionalistas, não negam o CVII e não odeiam o Papa, muitos dão apoio, incluindo o Bispo.
Parece que agora para ser acólito na Diocese a pessoa terá de pertencer a esse grupo. Ao menos é isso que me contaram. As coisas rumam por esse caminho.
Em muitos lugares já fazem mais que tradicionalistas.
No que se tornou o “movimento tradicionalista” no Brasil?
Não existe o tradicionalismo em solo brasileiro, melhor dizendo. A FSSPX nos EUA e no Canadá e América do Norte exerce um árduo trabalho missionário para o anúncio da Fé Católica. E há renomados tradicionalistas de respeito que até trabalham em conjunto com diocesanos. Abre aspas: isso é até motivo de escândalo para a Sra Giulia d'Amore, que apela para a desculpa infantil e batida que a “Neo-FSSPX” está se misturando com liberais. Para essa senhora, seguir o que a Igreja sempre ensinou há dois mil anos e se santificar com o Rito de São Pio V não VALE NADA se não lamber os pés do racista e transloucado Williamson. Glória e Honra a Williamson, bastião da Resistência! Fecha aspas.
O pseudo tradicionalismo tupiniquim é formado por um conjunto de leigos tristes e solitários sem Missa Tridentina que vivem na internet para falar de judeus, Olavo de Carvalho, vida alheia. São formados por gente mais bizarras que a natureza formou: gays no armário, gays afeminados, lésbicas, gordos ressentidos, insanos mentais, etc que nada fazem para a salvação das almas.
Em São Carlos há um grupo tradicionalista, que nunca deu em nada. Grupelho como sempre pequeno e hermético.
Daí uns carismáticos apareceram. Hoje há até um frei carismático que celebra Missa tridentina, e convenceu todas mulheres das igrejas onde ele vai a usarem o véu. Os carismáticos têm esse espírito missionário e até proselitista que tradicionalistas, no geral, odeiam. Então se converterem carismáticos mesmo, a Tradição retorna rápido no Brasil. É o que eu penso.
O próprio ambiente com pessoas assim já nos faz sentir bem.
Esse é o líder do grupo carismático de Presidente Prudente, Caio Jeronymo. Ele pode fornecer contatos pelo Brasil.
Uma outra pessoa que conhece bem sobre isso é o Anderson Reis. Ele é excessivamente histérico, tipo pentecostal maluco, mas é gente boa. Faz umas pregações insuportáveis, cheio de “eu profetizo!” etc e tal, mas converte multidões. Certa vez ele foi fazer uma pregação para um grupo de uns 300 adolescentes. No final o pessoal veio até ele entregando piercings, ele encheu um saco inteiro só de piercings. Um monte de homossexuais e lésbicas foram até ele pedindo ajuda para abandonar o vício.
Dá muito resultado essas pregações dele.
Outro grupo RCC na mesma linha é o Combatentes na Fé. Esse certa vez invadiu um trio elétrico e começou a pregar. Saiu de lá com uma pequena multidão seguindo eles para serem evangelizados.
São loucos, e infelizmente conhecem pouquíssimo doutrina e liturgia, mas dão resultado. Basta dar instrução, doutrina, catecismo para eles que fazem em um mês o que nenhum grupo tradicionalista fez até hoje, garanto.
Deus seja louvado! A RCC tem como ser à luz da Tradição mesmo.
.
UPDATE 25/08/2014
O irmão Caio Jeronymo me procurou e esclareceu um ponto sobre seu grupo e repasso:
.
“Nós somos o Instituto Cristandade.
.
E não somos carismáticos. Temos amizade com várias pessoas da RCC e alguns dos nossos membros frequentam o Movimento Carismático, mas somos um Grupo Tradicional. Não somos tradicionalistas, não odiamos o papa, não negamos o CVII, nem a Missa Nova. Mas somos um Grupo Tradicional, não carismático.”
.
UPDATE 25/08/2014
O irmão Caio Jeronymo me procurou e esclareceu um ponto sobre seu grupo e repasso:
.
“Nós somos o Instituto Cristandade.
.
E não somos carismáticos. Temos amizade com várias pessoas da RCC e alguns dos nossos membros frequentam o Movimento Carismático, mas somos um Grupo Tradicional. Não somos tradicionalistas, não odiamos o papa, não negamos o CVII, nem a Missa Nova. Mas somos um Grupo Tradicional, não carismático.”
.