“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.
SEGUNDA PARTE: O HOMEM PROCEDE DE DEUS E PARA DEUS DEVE
VOLTAR
SEGUNDA SEÇÃO: ESTUDO CONCRETO DOS MEIOS QUE O HOMEM DEVE
EMPREGAR PARA VOLTAR PARA DEUS
XII. DO DOM DA
SABEDORIA CORRESPONDENTE À CARIDADE. VÍCIO OPOSTO
Existe algum dom do Espírito Santo correspondente à caridade?
Sim,
e o mais excelente: o dom da Sabedoria (XLV).
O que entendeis
por dom da Sabedoria?
Um
dom do Espírito Santo, mercê do qual, o homem forma juízo e opinião acerca das coisas, tomando por norma e regra e sua causa
suprema, a ciência infinita de Deus, na medida que ele consegue conhece-la pela
revelação (XLV, 1).
Poderíeis dizer-me
em que se distingue o dom da Sabedoria de virtude intelectual do mesmo nome, e dos
dons de inteligência, ciência e conselho, distintos por sua vez das virtudes
intelectuais chamadas entendimento, ciência e prudência?
Sim:
o entendimento possui, relativamente às verdades da fé, multiplicidade de atos essencialmente
distintos, aos que correspondem virtudes e dons diferentes. O ato de fé
consiste em dar assentimento às proposições reveladas. O ato de assentir leva
consigo outros complementares; tais são a percepção da verdade sobrenatural e o
juízo e ditame a respeito dela. O juízo e ditame dependem do critério que é
empregado; quando se toma por norma os ensinamentos da fé, corresponde-lhes o
dom de sabedoria e a virtude intelectual de mesmo nome; se se baseia em
critérios e razões humanas, o dom e a virtude intelectual chamada ciência;
quando deixando a ordem especulativa, se trata de reduzir o ditame à pratica, a
virtude intelectual da prudência e o dom de conselho.
Que nome
genérico poderíamos dar esta doutrina?
O
de plano e economia no desenvolvimento do organismo psicológico sobrenatural.
A quem devemos
tão prodigiosa síntese doutrinal?
Ao
gênio de Santo Tomás de Aquino, o qual nos adverte que, só depois largos estudos
e profundas meditações, chegou a surpreender tão maravilhosa harmonia (VIII,
6).
Qual é a mais
importante das virtudes e dons que aperfeiçoam o entendimento?
A
virtude da fé, centro de todas as outras, já que o seu objetivo é auxiliar e
facilitar suas ações.
Qual é o dom que
segue em categoria à fé?
O
dom da sabedoria.
Que benefícios nos
traz o dom da sabedoria, especialmente em relação com a ciência?
O
dom da ciência nos dá a faculdade de formar juízo acerca das verdadeiras relações
das coisas com suas causas e fins imediatos, e o de Sabedoria com a causa
suprema e fim último, aos quais todos os outros estão subordinados.
Logo, em virtude
do dom da sabedoria, elevamo-nos ao mais alto grau de ciência que se pode alcançar
neste mundo?
Sim.
Existe algum vício
oposto a tão excelso dom?
Sim;
o que consiste em querer formar juízo cabal de uma coisa sem ter em conta o destino
que Deus lhe assinalou (XLVI, 1).
Como deverá
chamar-se?
Insensatez
e necedade supremas.
É muito comum
este pecado?
Sim;
e cometem-no todos os que forjam planos ou ajustam projetos, sem lembrar-se de Deus,
ou prescindindo Dele.
Podem cair nele
homens mesmo acostumados e peritos no manejo dos negócios?
Sim.
Há oposição
irredutível entre a Sabedoria do mundo e a de Deus?
Sim;
visto que uma, no conceito da outra, é loucura.
Em que consiste
esta oposição irredutível?
Em
que as pessoas têm por sábios àquele que, considerando os bens deste mundo como
fim supremo, organiza a vida de forma que nada falta aqui na terra, ainda em
coisas que redundam em detrimento e desprezo de Deus, Bem supremo, prometido no
céu; ao passo que a Sabedoria dos Filhos de Deus consiste em subordinar todos
os bens da vida presente à futura posse da glória.
Logo, esses dois
tipos de sabedoria são completamente diferentes?
Sim;
porque conduzem fatalmente a termos distintos, e o fim ou o termo é o que especifica
a ação.
Logo, a prática
das virtudes teologais e os dons correspondentes, constituem os únicos meios de
que dispõe o homem para orientar-se e encaminhar-se para o seu verdadeiro fim
último?
Sim.