Por Hernane Maria, seminarista de Ciudad del Este
A nossa diocese é localizada na cidade de Ciudad del Este, na Província Eclesiástica de Assunção no Paraguai. O nosso Bispo foi nomeado por São João Paulo II, ele se chama Monsenhor Rogélio Livieres. Tem um zelo litúrgico muito grande e recentemente muitas familias sofreram com as chuvas na diocese, e ele movimentou fundos e campanhas para ajudá-los, indo pessoalmente aos necessitados.
A nossa diocese é localizada na cidade de Ciudad del Este, na Província Eclesiástica de Assunção no Paraguai. O nosso Bispo foi nomeado por São João Paulo II, ele se chama Monsenhor Rogélio Livieres. Tem um zelo litúrgico muito grande e recentemente muitas familias sofreram com as chuvas na diocese, e ele movimentou fundos e campanhas para ajudá-los, indo pessoalmente aos necessitados.
.
Se não me engano quando um seminarista se acidentou ele o visitava também, cuidando dos fiéis e dos seminaristas de maneira bem paternal.
Ele não é nenhum pouco pró essas idéias modernas de união homossexual, aborto... nada disso. Ele fez uma passeata contra o aborto a menos de dois meses, com a presença de milhares de católicos e no dia o Congresso rejeitou a proposta de legalização do aborto.
Lá o Congresso também rejeitou a união homossexual. O Paraguai é um país um pouco diferente nesse aspecto.
O Monsenhor assim que chegou na diocese se empenhou em criar Seminários. E Seminários de qualidade em que se aprende a fazer o que a Igreja pede, lá eles aprendem o Rito Extraordinário e o Ordinário. E o número de vocações aumentou muitíssimo.
Em nossa diocese é onde há a maior concentração de vocacionados de todo o Paraguai e creio de toda a América Latina. Me parece que em Buenos Aires anos atras tinha 30 seminaristas e nós tinhamo 200 e muitos vocacionados saem de paises vizinhos e vão para lá. E não só de paises vizinhos... tem seminarista da Alemanha e muitos da Arca de Maria estão estudando no seminário.
Neste link da comunidade sacerdotal onde vivo vocês podem encontrar o Documento Fundacional e ver qual é proposta da Comunidade. Em resumo: Focar na perfeição da Missa e o retorno às fontes através de um alto grau intelectual do sacerdote. Seguindo as diretrizes do Papa Emérito Bento XVI.
Veja por exemplo o projeto de iconografia na Paróquia Espírito Santo (Parroquia Espiritu Santo) da Área 4 de Ciudad del Este- Paraguai que começou em março de 2011.
.
Hoje em dia, quando alguém entra na referida Paróquia, se encontra com um ambiente acolhedor e espiritual onde o fiel, através da iconografia que permeia grande parte de seus muros, pode entrar em contato com o mistério de Cristo. Tudo isso transformou essa Paróquia num ponto de referência turístico e espiritual que atrai centenas de pessoas de distintas regiões; já que a função do ícone é embelezar a alma com a beleza interna que desperta o sentido de beleza de Deus no homem.
O
que acontece na diocese de Ciudad del Este?
Entre tantas notícias que circulam na blogosfera católica sobre o que está acontecendo na diocese, repasso um texto que recebi do Paraguai e traduzi. O autor me solicitou que seja publicado de forma anônima.
Dizem os grandes vendedores, que se deve captar a atenção emocional do possível comprador antes de tentar convencê-lo logicamente do benefício de obter aquilo que estamos oferecendo. As pessoas se deixam convencer quando “sentem” que a decisão que estão tomando é correta, independentemente se esta contradiz ou não os seus princípios. Para se conformar a estes só buscará, depois de tomar a decisão, as aparentes causas das quais o que escolheu deveria ser o racional.
Assim julgamos o que temos ao nosso redor, e assim formamos opiniões sobre os demais. É isso o que acontece quando alguém quer rebaixar a uma personalidade pública, inventa algo sobre ela, e seja confiável ou não, as pessoas gostam porque altera em algo a cinza rotina comum das massas. É assim que se difunde. Se de dez, dois o acreditam e o repetem, para cada um destes dois, mais dois o repetirão, e cedo ou tarde irá daqui até lá como a bola alemã contra o Brasil no dia de ontem. E seu gol será a imagem pisoteada de quem atacaram. Isso é o que ocorre quando o mundo convence de algo. Isso é o que passa quando caímos no pecado. Se gostamos, tomamos.
Não é, porém, o que passa no cristianismo. Este deve te fazer assumir a cruz para te contar em que consiste a glória e isso não é nada fácil de dizer a alguém que só quer comodidade. As pessoas se convencem de que devem seguir a Cristo somente depois de, ignorando seus caprichos, confiarem simplesmente que o caminho estreito é o da verdade, o único que leva a Deus.
O que aconteceu em Ciudad del Este? Uma cidade que preocupa a muitos, uns perdem noites de sono para fazê-la explodir em frutos de oferenda a Deus, outros se estressam porque se pode estar gestando ali algo grande. Algo que faça mudar algumas coisas dentro e fora da Igreja, algo que sacuda o piso em vários níveis. E quando se move um pouco o térreo, já sabemos o que se passa nos pisos de cima; os adornos vão para o chão. De trinta a mais de duzentos seminaristas é certamente uma grande sacudida no edifício do qual Pedro é cimento, porque não estamos acostumados a ver tantas batinas. É quando o que víamos acima se põe em funcionamento: as pessoas veem mudanças e se alegram. Mas não difundem porque se emocionam: difundem porque são curadas, difundem porque são convertidas. “E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas quanto mais ordenava, mais eles publicavam” (Mc 7, 36).
Não se trata de fazer ruído mundano nas ruas, porque uma procissão de Corpus Christi que corta as ruas principais de uma cidade capital do comércio mundial como essa não faz ruído de tambores e baterias. Canta gregoriano. E isso é diferente. Isso preocupa aos que não querem escutar gregoriano; aos que não querem entender a cruz como único meio de salvação.
Estes são os que difundem ao mundo mentiras sobre os bons pastores. Os que não querem que as coisas ocorram, que a Igreja cresça, se purifique, se volte às pessoas e mostre Deus a elas.
Aqueles que querem que Deus faça aqui sua obra, esses lutam, nas palavras de nosso Papa. E são os únicos que realmente o obedecem. Por isso se animam em fundar um seminário e dar respaldo às vocações, em fomentar o nascimento e multiplicidade de comunidades de leigos e consagrados, em se abrir às necessidades das pessoas, em gritar, definitivamente, o Nome de Cristo ao mundo; àquele que não gosta de ouvi-lo, mas isso lhe fará bem.
Por isso Ciudad del Este é uma injeção de cura para a Igreja, situada casualmente ali onde se põe as injeções. Porque ainda que doa o corpo, a Cabeça a quer porque sabe que lhe fará bem. Que é necessária. Que temos que nos renovar, recordar a nossos pais e o que eles nos haviam ensinado, para entender como deveríamos haver entendido antes, para avançar definitivamente até Cristo e até nada mais que a Ele. Para voltar a louvar a Deus como se deve: numa liturgia santa e autêntica. E a partir daí, entender que sua Mensagem, sua Palavra, realmente nos fala hoje. E entendida, gritar ao mundo que devemos iluminar, salgar.
No próximo 21 de julho, durante a Visita Apostólica, o Bispo de Ciudad del Este - Paraguai, Dom Rogélio Livieres renovará a consagração da diocese ao Imaculado Coração de Maria. Com certeza todas as graças que essa frutífera diocese vem recebendo são obras das puríssimas mãos de Nossa Santíssima Mãe!
Toda a diocese de Ciudad del Este - Paraguai aguarda a Visita Apostólica dos enviados do Santo Padre em vigília de oração e boas vindas no dia da renovação de sua consagração ao Imaculado Coração de Maria. Convido os irmãos a estarem em oração conosco, pelas duas dioceses também.
.